Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 04 de Outubro de 2020, 11:30 - A | A

04 de Outubro de 2020, 11h:30 - A | A

CIDADES / OUTUBRO ROSA

Mesmo com a pandemia, prevenção ao câncer de mama não pode parar

Elloise Guedes
Única News



Todos os anos várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, que com um diagnóstico precoce, pode ser uma doença fácil de ser tratada. O mês de outubro é dedicado somente a essa doença, que já levou muitas mães, filhas e esposas incríveis. Diante de números tão alarmantes, é essencial o surgimento de campanhas que conscientizem a população a respeito desse tipo de câncer.

O movimento 'Outubro Rosa', que tem o objetivo de chamar a atenção para essa doença e à necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, em 2020 a incidência estimada de tumor em mulheres é de 29,7% localizado na mama, o que equivale a 66.280 casos novos só este ano. Estando no topo dos casos novos entre o sexo feminino.

Em Mato Grosso, a associação MTmamma 'Amigos do Peito', entidade que organiza a maioria dos eventos no estado desde 2009, vai realizar as atividades desse ano de forma virtual, por conta da Pandemia que assola várias partes do mundo.

A diretora presidente do MTmamma, Cleuza Dias, conversou com o site Única News sobre os momentos difíceis dessas mulheres, que descobriram a câncer de mama durante a pandemia do novo coronavírus.

Reprodução/Internet

Cleuza Mtmamma outubro rosa

 

"Esse ano teve todas essas características muito difíceis, especialmente dos pontos de vista emocional e psicológico, para quem descobriu uma doença na pandemia. A pessoa descobriu teria que fazer uma opção: ou enfrentava a doença e procurava um atendimento médico, com o risco de se contaminar com o coronavírus, ou esperava tudo isso passar, o que não seria uma boa opção", explica.

Em relação ao atendimento na sede do MTmamma, Cleuza explicou que as atividades presenciais foram todas suspensas e que os atendimentos para as mulheres assistidas ocorrem de forma individualizada, apenas no período da tarde.

"No MTmamma nós suspendemos as atividades em março e não retornamos ainda as atividades presenciais que são em grupos. Mas continuamos fazendo o atendimento individual pra quem necessitava. A sede funcionou todos os dias no período da tarde para atendimentos emergenciais, por que, quem descobriu está psicologicamente abalada e não tem como ficar esperando até passar a pandemia", explicou a diretora.

A campanha deste ano do MTmamma está sendo feita de forma virtual. A programação já começou, desde o dia 30 de setembro. Palestras com especialistas, lives explicativas e orientações serão feitas durante todo o mês.

"Neste ano, haverá palestras virtuais, lives e carreata de encerramento. Tudo isso para não expor as assistidas por que a maioria é grupo de risco", finalizou Cleuza Dias. Veja a programação do MTmamma no final da matéria.

Superação

Um exemplo de superação é o da jornalista Sanny Lisboa, de 48 anos, que venceu o câncer de mama há 9 anos. A jornalista descobriu a doença com o exame de toque, em casa. Ao perceber o nódulo, procurou ajuda médica imediatamente. O tratamento precoce fez com que ela se curasse mais rápido da doença.

Arquivo pessoal

Sanny Lisboa cancer de mama outubro rosa

 

"Descobri a doença em outubro de 2011. Retirei a mama direita em novembro. Fiz o esquema de quimioterapia, seis sessões, entre janeiro e fevereiro de 2012. Fiz radioterapia, 33 sessões, entre junho e julho do mesmo ano. Duas reconstruções, em 2013 e em 2017", contou Sanny.

Quando ela descobriu que estava com o câncer, morava em Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá). ao perceber o nódulo, Sanny procurou atendimento médico na Capital. Na consulta, o médico afirmou que se tratava apenas de “uma bola de gordura” e passou algumas vitaminas. Uma amiga que a acompanhava teria insistido para que o médico fizesse uma mamografia, por ser um exame mais detalhado.

"O primeiro mastologista, em Cuiabá, me disse que era uma bola de gordura, me prescreveu vitaminas e me mandou voltar para casa. Uma amiga que me acompanhou na consulta insistiu muito com ele pra fazer uma mamografia, pois só havia feito a ultrassom. Então, mesmo contrariado, ele resolveu fazer o pedido do exame. Graças à médica que fez a mamografia, foi descoberto o câncer", lembrou Sanny.

Foram muitos anos de tratamentos até a cura total de Sanny. Ela trocou de médico e realizou muitas cirurgias para que tivesse uma boa recuperação. Com todos remédios e tratamentos, ela acabou ficando estéril e não pode ter filhos. Hoje, com muita felicidade, ela contou ao Única News que adotou uma menina. Anna tem 12 anos e trouxe muitas alegrias à casa de Sanny, que mora em Chapada dos Guimarães.

Arquivo pessoal

Sanny Lisboa cancer de mama outubro rosa

 

Com muita fé, Sanny acredita que, para vencer essa luta, se apegou muito à Deus e à medicina. "Acreditem na medicina e tenham Fé em Deus. Com essas duas convicções, é certa a vitória contra o câncer", concluiu.

Prevenção

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres devem fazer o autoexame.

Além disso, O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento – realizada quando não há sinais nem sintomas suspeitos – seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

A mamografia diagnóstica, para investigar lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica.

Programação MTmamma

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2020

1. Abertura da Campanha – atividade cultural com apresentação Orquestra da UFMT – através de LIVE: 30/09 – 19 Horas;

2. Venda dos produtos da MTmamma – “on line” – Bazar Virtual;

3. Palestras Educativas (ano todo com reforço em outubro através de vídeo gravado e lives / vídeo conferência);

4. Lives:
05/out – 19 horas “Cuidados e Prevenção do Câncer de Mama – Dra. Ritamaris Regis
15/out – 19 horas “O que você precisa saber sobre o Câncer de Mama – Dr. Wilson Garcia
21/out – 19 horas “Fisioterapia Oncológica no tratamento do Câncer de Mama – Dra. Laura Alves
28/out – 19 horas “Direitos da pessoa com Câncer de Mama

5. Encerramento – Carreata de Encerramento da campanha – (data prevista: 30 de outubro).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia