Cuiabá, 08 de Setembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 14:39 - A | A

15 de Agosto de 2024, 14h:39 - A | A

CIDADES / FIM DO IMPASSE

Obra no Portão do Inferno começa em 28 de agosto; cronograma de bloqueios será anunciado semana que vem

Cronograma de atividades e bloqueios na MT-251 devem ser divulgados na próxima semana.

Da Redação
Única News



Apresentada pelo Governo do Estado em 28 de março deste ano, a obra de retaludamento do "Portão do Inferno", entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (65 Km da Capital), devem ser iniciadas no dia 28 deste mês. A secretaria cumpriu todas as condicionantes exigidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e já pode dar início às obras. 

Entre as autorizações, está a de Autorização de Supressão Vegetal (ASV), necessária para o início das obras.

Neste momento, a Sinfra-MT está trabalhando no detalhamento do cronograma de atividades. Desta forma, as datas do início dos bloqueios necessários na MT-251, serão informados na próxima semana.

Na última terça-feira (13), a secretaria comunicou o Ibama e o ICMBio sobre o início das obras, já que uma das condicionantes é justamente informar os órgãos ambientais com pelo menos 15 dias de antecedência. Além disso, notificou a empresa responsável, a Lotufo Engenharia, para que inicie a mobilização de trabalhadores e equipamentos, bem como a realizção dos treinamentos necessários e a montagem do canteiro de obras, em um terreno localizado atrás da 'Casa do Mel'.

As obras de retaludamento consistem na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de recortes que funcionam como degraus, para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

A OBRA

A área deve passar por um processo de retaludamento, ou recorte rochoso, que consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

A Lotufo Engenharia será a empreiteira que desenvolverá as obras, sendo vencedora da licitação emergencial feita pela Sinfra e já teve contrato assinado. A obra vai custar R$ 29,5 milhões. A empresa terá 120 dias para finalizar o serviço.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia