Mayara Campos - estagiária
Única News
O Dia dos Namorados será comemorado neste sábado (12), e é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes, devido à grande movimentação. Conforme uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), 88,7% dos consumidores entrevistados estão com intenção de presentear.
A pesquisa com consumidores cuiabanos foi feita durante a última semana de maio, com o total de 150 entrevistas. O perfil dos entrevistados foi dividido entre o público feminino e masculino, e de acordo com o estado civil.
Segundo a pesquisa, apenas 11,3% não pretendem comprar presentes para a data, sendo que destes, 94,1% informaram estar sem condições financeiras. Os outros 5,9% não possuem costume de presentear no dia.
Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: 30,7% perfumes, cosméticos e beleza; 21,2% roupas; 8,9% calçados e bolsas; 7,8% bombons e chocolates; 7,3% flores e pelúcias; 6,2% joias e relógios; 3,9% artigos esportivos; 2,2% eletrônicos; 1,7% telefonia/smartphone; 1,7% acessórios e bijuterias; 1,1% livros/livraria; 1,1% alimentos e bebidas (fast-food e restaurantes) e 5,0% outros.
“A pesquisa mostra que teremos um excelente movimento de vendas. A expectativa dos empresários é atingir o mesmo patamar de faturamento do ano de 2019, ano não pandêmico. Dia dos Namorados, depois do Natal e Dia das Mães, é a principal data para o varejo brasileiro. Muitas são as atividades empresárias que são impactadas de forma positiva” disse o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Em relação ao ano de 2020, o gasto com os presentes será maior para 27,6% dos entrevistados. E para a maioria, 36,8%, o preço é o principal fator de decisão na hora da compra.
Além desses dados, um hábito que faz parte da cultura brasileira e não será diferente em 2021, será o de procurar o presente próximo da data comemorativa, 89,1% responderam que irão a procura somente na semana do Dia dos Namorados.
Fábio reforça a importância dos consumidores comprarem no comércio local. “Todos ganham com isso e digo também que os ambientes estão seguros, com as medidas de biossegurança adotadas para preservar a saúde dos colaboradores e clientes”.
Quanto ao local de compras, 28,8% dos entrevistados optaram por compras no centro da cidade. Já as vendas pela internet representam 4,6%. As mídias digitais, como o Instagram, Whatsapp e Facebook foram a escolha de 2% das pessoas.
(Com supervisão de texto da jornalista Aline Almeida)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!