09 de Novembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Domingo, 11 de Dezembro de 2016, 16:24 - A | A

11 de Dezembro de 2016, 16h:24 - A | A

CIDADES / Da UFMT

Reitora continua em coma induzido após neurocirurgia

Da Redação



(Foto:UFMT)

Reitora Myriam Leitão.jpg

 

A reitora Myrian Serra que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite deste último sábado (10), enquanto aguardava o espetáculo “Canta Beatles”, que seria apresentado pelo Coral da UFMT, no teatro da instituição, continuará em coma induzido pelos próximos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

 

O neurocirurgião Giovani Mendes, chefe da equipe médica que assiste a reitora, o aneurisma cerebral sofrido por Myrian foi “embolizado”, mas ela deverá permanecer em coma induzido por tempo indeterminado.

 

Segundo a professora, doutora, Janaina Pedrotti, secretária de Comunicação da UFMT, o quadro de saúde da reitora Myrian Serra ainda inspira cuidados pois é considerado grave, porém estável.

 

Logo após ser socorrida e levada para unidade hospitalar, a reitora “foi submetida a um exame de tomografia computadorizada de crânio, que constatou o diagnóstico de hemorragia subaracnóide (acidente vascular cerebral hemorrágico)".

 

De acordo com Janaína Pedrotti, na madrugada deste domingo (11), Myrian foi submetida a um procedimento neurocirúrgico, implantando um cateter para monitorar a pressão intracraniana, a temperatura cerebral e para a drenagem do líquido hemorrágico. A embolização é um procedimento cirúrgico utilizado para diminuir o fluxo de sangue em determinado local.

 

Sobre a Reitora

 

Myrian Serra assumiu a gestão da instituição de ensino, no dia 14 de outubro, pelos próximos quatro anos, no lugar de Maria Lucia Cavalli Neder. A reitora, iniciou sua carreira dentro da própria UFMT, onde se formou em Nutrição.

 

Tem mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faz parte do quadro de professores da UFMT desde 1988. Foi pró-reitora de Ensino de Graduação e Coordenadora da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad) no período de 2008 a 2012. (Com nformações da Secretaria de Comunicação da UFMT)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia