03 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sábado, 14 de Setembro de 2024, 14:24 - A | A

14 de Setembro de 2024, 14h:24 - A | A

CIDADES / SECA SEM PRECEDENTES

Rio Paraguai atinge 26 centímetros de profundidade no interior do Estado

Volume de água é o pior em 57 anos e quebra o recorde da série histórica do rio, que é um dos principais afluentes do Pantanal em MT e MS.

Ari Miranda
Única News



O Rio Paraguai, um dos principais mantenedores do Pantanal mato-grossense, quebrou um recorde histórico no meio da semana passada, ao atingir uma profundidade de apenas 26 centimetros, no município de Barra do Bugres (181 Km de Cuiabá). O nível é o mais baixo registrado em 57 anos, segundo dados de monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

De acordo com o levantamento, no último dado colhido na estação do município, na quarta-feira passada (4), o volume de água no rio estava em 26 centímetros, 35 cm abaixo do esperado para o período, que era de 61.

Conforme o SGB, os últimos registros mais baixos de volume de água do Rio Paraguai na região de Barra do Bugres foram em 1967 e 2023, quando o volume de água ficou na casa dos 28 centímetros. Além disso, o relatório mostrou que a bacia do Rio Paraguai registrou um volume insignificante de chuvas.

Em Mato Grosso, não chove com volume de água considerável há mais de 150 dias.

Os 1.693 quilômetros de extrensão do Rio Paraguai em território brasileiro são monitorados por 21 réguas de nível do Sistema de Alerta Hidrológico, das quais 18 delas indicaram níveis de água inferiores ao esperado para o período, com três delas registrando marcas abaixo de zero, na cidade de Ladário (MS) e nas comunidades ribeirinhas sul-mato-grossenses de Porto Esperança e Forte Coimbra, na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

No início de julho deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) já havia instituído um regime de controle especial do uso da água na Bacia do Rio Paraguai em razão da seca histórica. Com isso, estão sendo priorizados os volumes mínimos necessários para abastecimento humano.

(Foto: Reprodução/SGB)

lista sgb setembro.jpg

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia