24 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

COVID EM MT Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 14:54 - A | A

18 de Janeiro de 2021, 14h:54 - A | A

COVID EM MT / VISITAS SUSPENSAS

Covid já atinge cerca de 20% da população carcerária de Mato Grosso

Aline Almeida
Única News



Boletim da covid-19 do Sistema Penitenciário confirma 2.046 casos de coronavírus em reeducandos de Mato Grosso. O número, divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), representa quase 20% da população carcerária no Estado, que é de aproximadamente 11 mil presos. Em relação ao quantitativo de servidores infectados, o boletim revela 516 confirmações. Mortes pela doença somam 9 no sistema prisional, 6 de servidores e 3 de reeducandos.
Entre os presos, o maior quantitativo de infectados está na Penitenciária Central do Estado (PCE). Ao todo 746 presos da unidade foram positivados pela doença, o correspondente à 35% da população carcerária do local. Em seguida, a Cadeia Pública de Sorriso aparece com expressivo número de infectados, 157. A Penitenciária de Sinop segue o ranking com 124 casos confirmados entre os reeducandos.
Desde 20 de março de 2020 as unidades prisionais do Estado suspenderam as visitas. A decisão foi tomada em atendimento às medidas já adotadas pelo governo no enfrentamento ao coronavírus. As visitas presenciais foram substituídas por ligações de vídeo, e-mail ou carta. As visitas presenciais de familiares seguem suspensas, assim como a realização de atividades de assistência religiosa e capelania, projetos sociais e demais atividades que requeiram acesso de pessoas externas, como a realização de cursos educacionais e profissionalizantes externos.
Outro lado
Em nota a Sesp confirmou que não há previsão para o retorno das visitas nas unidades penais. Em relação às medidas adotadas, a Secretaria ponderou que segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde quanto à quarentena e isolamento, para os casos positivos. Para os casos suspeitos, é feita a testagem no oitavo dia de sintomas, tanto em servidores quanto em recuperandos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia