Cuiabá, 21 de Julho de 2024

COVID EM MT Sexta-feira, 27 de Maio de 2022, 15:29 - A | A

27 de Maio de 2022, 15h:29 - A | A

COVID EM MT / DADOS SOBRE A PANDEMIA

MT apresenta tendência de crescimento de casos de Covid-19 a longo prazo, aponta Fiocruz

Thays Amorim
Única News



Mato Grosso é um dos 18 estados do país que apresenta sinal de crescimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principal doença causada pela Covid-19, a longo prazo, segundo um boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados foram obtidos entre o dia 08 de maio até o dia 14 deste mês.

A SRAG vem sendo monitorada como parâmetro para acompanhar a pandemia de Covid-19 no país desde 2020. Em momentos mais críticos da pandemia, mais de 98% das mortes por SRAG em que havia teste positivo para algum vírus respiratório eram causadas pela Covid-19.

A análise de tendência de casos de SRAG aponta uma estabilidade a curto prazo, nas últimas semanas. Entretanto, considerando os resultados a longo prazo, nas últimas semanas, o estado apresenta uma probabilidade de crescimento em 75%. Entre as capitais, Cuiabá apresenta sinal de crescimento na tendência a longo prazo.

Em crianças de até 4 anos, o boletim aponta que continua a predominância do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre as causas de SRAG. Em segundo lugar está o rinovírus, seguido pelo Sars-CoV-2 e pelo metapneumovírus.

Segundo o boletim, os casos deCovid-19 voltaram a ser predominante nos casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios, correspondendo a 41,8% nas últimas quatro semanas.

Em todo o país, nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% Influenza A, 0,4% Influenza B, 36,5% vírus sincicial respiratório, e 41,8% SARS-CoV-2 (COVID-19).

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 4,6% Influenza A, 0,7% Influenza B, 6,6% vírus sincicial respiratório (VSR), e 79,5% SARS-CoV-2 (COVID-19).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia