20 de Junho de 2025
facebook twitter instagram youtube

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021, 17:29 - A | A

22 de Setembro de 2021, 17h:29 - A | A

JUDICIÁRIO / OPERAÇÃO MANTUS

Justiça mantém apreendidos veículos do genro de João Arcanjo

Abraão Ribeiro
Única News



A juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Mendes, negou a liberação de dois veículos pertencentes ao empresário Giovanni Zem Rodrigues, genro do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, tido como chefe do crime organizado no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 em Mato Grosso. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (22), no Diário da Justiça.

Os veículos são um Fiat Toro e um SUV Honda WR-V. Ambos estão bloqueados desde 2019, quando o empresário foi alvo da Operação Mantus, que desarticulou dois grupos acusados de exploração ilegal do jogo do bicho em Mato Grosso.

No pedido de liberação dos bens, a defesa do empresário argumentou que apesar dos automóveis estarem registrados em seu nome, na verdade pertencem à sua empresa, a Granito Muito Mais Soluções em Serviços e Locação Eireli (antiga denominação RR Pago Eireli). Além disso, os dois veículos foram comprados com dinheiro lícito.

Em sua decisão, a magistrada afirmou que as provas colhidas até o momento indicam que Giovanni Zem usou a empresa para a prática do delito de lavagem de dinheiro.

“Importa consignar, que segundo as investigações das autoridades policiais, Giovani exercia cargo de liderança na Orcrim, e que a empresa Granito Muito Mais Soluções em Serviços e Locação Eireli, era sediada em imóvel de João Arcanjo, e administrada por Giovanni, que utilizava a referida empresa para lavagem de capitais oriundos do jogo do bicho, mediante técnica de smurfing e mescla”, diz um dos trechos da decisão.

A Operação Mantus foi deflagrada pela Polícia Civil em maio de 2019 e investigou dois grupos suspeitos de envolvimento com lavagem de dinheiro e jogo do bicho em Mato Grosso. O primeiro acusado seria a “Colibri”, supostamente seria chefiada por Zem e Arcanjo. A segunda seria a Ello/FMC, que seria liderada pelo empresário Frederico Muller Coutinho.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia