Cuiabá, 26 de Abril de 2024

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021, 18:15 - A | A

24 de Fevereiro de 2021, 18h:15 - A | A

JUDICIÁRIO / DURA NA QUEDA

Mônica Marchett, acusada de mandar matar 2 irmãos, ganha mais uma na Justiça

Abraão Ribeiro
Única News



Mônica Marchett, empresária de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), acusada de ter mandando matar os irmãos Brandão Araújo Filho e José Carlos Machado Araújo em 1999 e 2000, obteve mais uma vitória na Justiça mato-grossense.

Nesta quarta-feira (24), uma ação penal, que corre contra a empresária na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), foi trancada após apelação de sua defesa. A empresária é acusada pelo Ministério Público Estadual e advogado da acusada alega que o MP ofereceu nova denúncia “atendendo ao clamor social”.

De acordo com o advogado Daniel Gerber, o Ministério Público ofereceu nova denúncia em razão de uma declaração do executor do crime dizer que “talvez a empresária tivesse participado de um determinado conluio, de uma determinada reunião” para discutir a morte dos irmãos Araújo. Ainda segundo o advogado, o executor foi questionado insistentemente sobre a participação, como mandante, da empresária nas execuções.

O relator do processo, desembargador Pedro Sakamoto, entendeu que o Ministério Público não apresentou provas novas e que o TJ já julgou o caso em 2018, ocasião em que entendeu que não havia provas suficientes para condenar a empresária.

“Esse interrogatório não trouxe nenhuma informação inédita, nenhuma perspectiva que não tenha sido apreciado pela 2ª Câmara Criminal no julgamento anterior ou que contradiga de alguma maneira os fundamentos que levaram a despronúncia da paciente. E se não havia motivos plausíveis para que ela fosse submetida a julgamento a julgamento pelo Tribunal do Júri naquela oportunidade, muito menos há agora”, disse Sakamoto.

O relatório de Sakamoto foi acompanhado pelos desembargadores Rui Ramos e Luiz Ferreira da Silva.

O caso

Mônica Marchett é acusada de ter mandado matar os irmãos Brandão Araújo Filho, em 10 de agosto de 1999, e José Carlos Machado Araújo (Zezeca) em 28 de dezembro de 2000, em Rondonópolis, por causa de disputa de terra.

Além dela, o pai da empresária, Sérgio Marchett, também foi denunciado pelo Ministério Público pelos dois assassinatos. Nos autos constam que o pai estaria incomodado com a demanda judicial e queria que os irmãos cedessem e firmasse acordo. Como os irmãos não aceitaram, passaram a ser ameaçados.

Os outros denunciados pelos crimes foram o advogado Ildo Roque Guareschi – acusado de orientar os empresários, e os ex-PMs Célio Alves e Souza e Hércules de Araújo Agostinho, conhecido como “Cabo Hércules, réu confesso dos irmãos e que, em 2002, também matou o empresário Sávio Brandão, proprietário do jornal Folha do Estado, em Cuiabá.

A motivação das mortes – uma área 2.175 hectares localizada a 70 km de Rondonópolis, em direção a Campo Grande (MS), em uma região conhecida como Mineirinho - que pertencia aos irmãos Araújo e foi negociada com os Marchetti que honraram o pagamento somente das primeiras prestações.

Diante da falta de pagamento das parcelas, os irmãos entraram na Justiça para desfazer a venda. Os Marchetti então recorreram e insistiam que o litígio fosse encerrado com um acordo. Durante a tramitação dos processos, os dois foram assassinados.

Depois das investigações que chegaram até o 'Cabo Hércules', o ex-PM confessou ter sido contratado pelo empresário, com o apoio do seu advogado, Ildo Guareschi, e de sua filha Mônica Marchett.

Na Justiça, os Marchett ainda tentam o direito de posse da fazenda dos Irmãos Araújo - Fazenda Três Irmãos, por meio de ação rescisória.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia