Ari Miranda
Única News
O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da Vara de Execuções Penais de MT, revelou em justificativa ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o retorno do detento Sandro da Silva Rabelo, o “Sandro Louco” para o “Raio 8”, ala de isolamento e segurança máxima da Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso (PCE-MT), se deu após a descoberta de um plano de rebelião dentro da unidade prisional que vinha sendo arquitetado pelo preso.
A revelação foi feita pelo juiz mato-grossense em justificativa encaminhada ao ministro do STF, Dias Tóffoli, que é relator de um pedido de habeas corpus ingressado pela defesa de Sandro, que é um dos líderes e precursores da facção Comando Vermelho em MT.
Conforme noticiado recentemente pelo Única News, a decisão que determinou o retorno do detento à ala de isolamento foi assinada pelo ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 17 de fevereiro.
Em suas alegações, o juiz alegou ao ministro do Supremo que o preso foi transferido após a Inteligência da Polícia Civil de MT descobrir que “Sandro Louco”, que até então estava na ala comum da PCE, planejava uma rebelião dentro da unidade prisional, em represália às ações da Operação “Tolerância Zero” da Secretaria de Segurança Púbica do Estado (Sesp-MT), que no final de novembro do ano passado apreendeu seis celulares em sua cela.
Considerado um dos pioneiros do Comando Vermelho no estado, "Sandro Louco" possui condenações que ultrapassam os 200 anos de prisão, por crimes de homicídio, latrocínio, roubo, falsificação, sequestro, cárcere privado e posse ou porte de arma de fogo.
RETORNO PARA A “SOLITÁRIA"
Esta é a segunda vez que “Sandro Louco” é transferido para o Raio 8, ala da PCE onde os presos ficam isolados e em celas individuais. A primeira vez que ele esteve na ala foi em março de 2023, ocasião em que ele foi alvo da operação Ativo Oculto, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT).
A ação desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro proveniente da atividade criminosa do Comando Vermelho e que teria beneficiado familiares de Sandro e outros líderes da facção.
Ele conseguiu sair 13 meses depois, por decisão juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
JK Notícias | Reprodução

O maníaco Gilberto dos Anjos, autor da "Chacina de Sorriso" - um dos presos do "Raio 8", da PCE.
Além de Sandro Rabelo, no "Raio 8", também encontram-se presos outros criminosos que ficaram conhecidos no estado.
Um deles é o assassino Edgar Ricardo de Oliveira, que recentemente foi condenado a 136 anos de prisão pela morte de sete pessoas, durante uma partida de sinuca em um bar da cidade de Sinop (500 Km de Cuiabá), em 21 de fevereiro de 2023 - no crime que ficou conhecido nacionalmente como a "Chacina de Sinop" ou "Chacina da Sinuca".
Outro detento da ala é o maníaco Gilberto Rodrigues dos Anjos (foto à dir.), que aguarda julgamento pela "Chacina de Sorriso" (397 Km de Cuiabá), cometida por ele em 27 de novembro de 2023, ocasião em que ele invadiu uma residência, estuprou e matou a empresária Cleci Calvi Cardoso (46) e suas filhas Miliane (19), Manuela (12) e Melissa Cardoso (10).
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3