18 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Domingo, 18 de Maio de 2025, 14:30 - A | A

18 de Maio de 2025, 14h:30 - A | A

POLÍCIA / ASSASSINATO DE ADVOGADO

“Emocionalmente a gente fica triturado”, diz filha de Renato Nery sobre operações para desvendar o crime

Renato Gomes Nery foi baleado na manhã do dia 05 de julho de 2024, em frente ao seu escritório, localizado na Av. Fenando Corrêa da Costa, em Cuiabá

Christinny dos Santos
Única News



Há quase um ano vendo inúmero operações serem deflagradas pela Polícia Civil para elucidar detalhes da execução de seu pai, o advogado, Lívia Nery conta que, não só ela, mas toda sua família se sentem esgotados, “triturados” todas às vezes que recebiam novas informações, esperando que tanto o executor quando os mandantes do crime fossem identificados e capturados. A empresária afirmou ainda que, cada vez que via as ações das autoridades, precisava de um tempo para se estabilizar novamente.

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Gomes Nery foi baleado na manhã do dia 05 de julho de 2024, em frente ao seu escritório, localizado na Av. Fenando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Pelo menos um, de sete disparos, atingiu a cabeça do advogado, que chegou a ser socorrido e passar por cirurgia, mas morreu no dia seguinte ao atentado.

“Nós estamos já nos pronunciando há algum tempo, mas quando acontecem operações, por exemplo, aconteceu uma operação no dia do meu aniversário, aconteceram operações na véspera do Natal. Então, foram datas, são dias que emocionalmente a gente fica triturado, então é difícil falar. Então a gente espera um tempo até para ver o desenrolar, o posicionamento da polícia, o posicionamento da investigação, porque muita coisa a gente só fica sabendo pelos noticiários também”, desabafou Lívia, em entrevista o programa Cadeia Neles da TV Vila Real.

O advogado e também amigo da família Walmir Cavalheri, que também participou da entrevista, elogiou e agradeceu o trabalho da polícia. Embora tanto ele quanto a família por vezes tenham duvidado dos rumos que as investigações estavam tomando, a equipe policial conseguiu chegar não só a executor como ao mandante do crime.

“Nós gostaríamos de ressaltar ao doutor Enio, doutor Bruno, ao Davi, membros da Polícia Civil, ao doutor Rinoldo, ao doutor Gaiva do Ministério Público, porque eles seguiram uma linha de investigação que mesmo nós não acreditávamos nessa linha. E eles foram firmes e estão provando que eles estavam corretos desde o início”, estou o advogado.

“Na verdade, é muito maior do que a gente pensava, tomou uma proporção muito maior. E a gente também tem que agradecer, sim, à Polícia Civil, ao trabalho, ao empenho, aos detalhes que eles se ativeram ali para fazer essa investigação e por estar ainda empenhados nisso, nessa solução desse caso”, completou Lívia, em concordância com o advogado.

Mandantes

Foram apontados como mandantes do crime o casal Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Bastos, empresários de Primavera do Leste. Os dois seriam parte envolvida em disputa de uma terra de 12.413 hectares no leste do estado, na qual Nery advogou e teria recebido uma área de 2.579 hectares como pagamento de seus honorários.

Nery advogou no caso em 1988 e, desde então, lutava para obter a parte da terra a que tinha direito.

Militares envolvidos

Durante as investigações, sete policias foram presos por envolvimento no crime. Dois deles são Heron e Jackson, vizinho do casal que encomendou a morte do advogado. O terceiro é o soldado Ícaro Nathan Santos Ferreira, integrante da equipe de Inteligência do Batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), que foi preso na mesma fase da operação Office Crime que teve como alvo também o cabo PM de Primavera do Leste.

Os outros quatro estão ligados a Heron. São eles: o 3º Sargento Leandro Cardoso, o soldado Wekcerlley Benevides de Oliveira, o cabo Wailson Alessandro Medeiros Ramos e o sargento Jorge Rodrigo Martins.

Está preso também o caseiro de Heron, Alex Roberto de Queiroz Silva, autor do disparo de arma de fogo que atingiu e matou Renato Nery.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3