Christinny dos Santos
Única News
Mato Grosso foi a unidade da federação que mais registrou tentativas de fraude contra pessoas físicas a cada milhão de habitantes. O sistema de detecção desenvolvido pela Serasa Experian registrou 19 mil tentativas de golpe em apenas no mês de maio deste ano. Isto é, a cada 1 milhão de mato-grossenses, 5.022 quase foram enganados.
Baseado em dados brasileiros e na tecnologia do sistema de modelos probabilísticos usado de maneira global pelo Serasa, a empresa cruza o total de consultas de Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) efetuado mensalmente à base de dados da Serasa Experian pela estimativa do risco de fraude para obter os dados compilados no Indicador de Tentativas de Fraude, divulgado nesta semana.
Neste Ranking, o Distrito Federal foi quem liderou, onde foram aplicadas 5.769 tentativas de golpe a cada 1 milhão de pessoas residentes na área. Em segundo lugar está o estado de Mato-Grosso, seguido por São Paulo (5.008), Santa Catarina (4.789) e Paraná (4.759).
Em todo Brasil, o número ultrapassou os 826 mil. Goiás foi o estado com o maior número de tentativas (27,9 mil).
O estado teve a maior diminuição nas tentativas de fraude de todo o país (-12,3%), em relação ao mês anterior. Em abril, foram 18.895 tentativas de golpe. Conforme os dados levantados pelo Serasa, isto revela que o mato-grossense sofre 1 tentativa de golpe a cada 137 segundos.
“Bancos e Cartões” é o setor onde há mais registro de fraudes, foram 54,1% de todas as tentativas de golpe registradas em maio. O número crescer em relação ao mês anterior, quando o setor representava uma fatia de 52,8% dos registros, um total de 44.8904.
O levantamento aponta ainda que a maior parte das vítimas tem entre 36 e 50 anos.
Como se proteger
O Serasa orienta:
· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!