Da Redação
Foto: (Reprodução/Web)

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (31), a operação Carcará, com o objetivo de combater os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os policiais cumprem 29 mandados de prisão e buscas e apreensões nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso.
O nome da operação é uma referência à ave Carcará que, enquanto realiza seu voo, acompanha atentamente os fatos que ocorrem na terra.
A organização criminosa, com sede em Mato Grosso e São Paulo, “importava” droga da Bolívia com alto teor de pureza. O entorpecente era carregado por meio de aeronaves, sendo depositado na cidade de Colniza, MT. Do município, o material seguia para São Paulo em caminhões com fundos falsos, geralmente localizados nos tanques de combustíveis.
As investigações apontam que o grupo utilizava rastreadores via satélite para monitorar os caminhões carregados com drogas. A PF ainda apurou que um dos presos, que já se encontra preso por homicídio, possuía aeronave e carteira de piloto para voar.
No decorrer da operação a PF apreendeu mais de meia tonelada de entorpecentes. Todos os bens (móveis, veículos e aeronaves) da organização estão sendo apreendidos e foram sequestrados por ordem judicial.
Em Mato Grosso, as prisões ocorreram em Tangará e Cuiabá. Os da capital já estavam presos por outros crimes. Em São Paulo, as prisões foram em Suzano e Itaquaquecetuba. Em Goiás, houve prisão em Goiânia. No Mato Grosso do Sul, a prisão foi em Corumbá. No Paraná, houve prisão em Londrina.
Em todos esses locais têm cumprimento de mandado de busca da organização criminosa.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3