Da Redação
Única News
A Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral (MPE) investigam a suspeita de que um grupo de detentos da Penitenciária Major Eldo Sá, a “Mata Grande”, em Rondonópolis (218 Km de Cuiabá), ligados à facção criminosa Comando Vermelho teriam intimidado e coagido eleitores da cidade a votarem em candidatos a vereadores “apadrinhados” pelo grupo criminoso.
Segundo os autos, dois aparelhos celulares que estavam em posse do grupo de detentos foram apreendidos por agentes da Polícia Penal em uma cela do Raio 4 da unidade, em 18 de setembro deste ano.
Conforme relatado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso (SAAP-MT), os aparelhos foram abandonados dentro de uma cela durante uma revista, e uma análise inicial revelou conversas entre detentos, com instruções para pressionar eleitores a votarem em candidatos específicos a vereador.
Diante da suposta coação eleitoral, a PF requereu a quebra do sigilo de dados, que foi acolhido pela juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis.
Consta ainda na ação que, como forma de amedrontar as vítimas e força-las a votar nos candidatos indicados pelo grupo, o bando enviava via aplicativo de mensagens a foto do título de eleitor do alvo escolhido por eles, para intimidar e forçar a pessoa a votar em seus “apadrinhados”.
“[...] detentos faccionados [...] estariam usando dos celulares para intimidar eleitores a votarem em candidatos específicos escolhidos pela facção. Ressai dos autos que uma das ordens emanadas pelos aprisionados era o registro fotográfico dos títulos eleitorais, como forma adicional de amedrontamento das vítimas”, consta no documento.
As extrações dos conteúdos dos aparelhos celulares e a recuperação dos itens deletados pelo bando serão realizadas nas dependências da Delegacia de Polícia Federal de Rondonópolis conforme determinação da magistrada.
A investigação corre em segredo de Justiça e, por esta razão, nomes dos candidatos apoiados pela facção, no entanto, os nomes dos faccionados e dos candidatos financiados pelo Comando Vermelho em Rondonópolis não foram divulgados.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!