Aline Almeida
Única News
Está em elaboração proposta para que Mato Grosso tenha seu próprio Censo Demográfico. Se aprovado o projeto, o Estado pode ser pioneiro na iniciativa. A ideia surgiu após o Ministério da Economia cancelar o Censo Demográfico, por conta dos cortes de recursos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após serem procurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), deputados estaduais iniciaram o movimento. O Censo, segundo Janaina Riva (MDB), deve custar aos cofres públicos a metade do que atualmente o IBGE cobra do Estado para realizar a pesquisa. “Mato Grosso deve sair na frente ao invés de fazer como o Governo Federal fez, de não realizar o Censo. O Estado de Mato Grosso quer fazer o seu próprio Censo”.
A parlamentar confirmou que a Assembleia foi procurada pelo presidente da Fecomércio, Júnior Wenceslau. Agora, ela e o deputado Carlos Avalone (PSDB), estão articulando a possibilidade de realizar o levantamento ainda este ano. A proposta será apresentada para o presidente da AL, Max Russi (PSB) e para o governador Mauro Mendes (DEM). O projeto deve ser realizado em parceria entre a Assembleia. Fecomércio e universidade pública.
“A realização da pesquisa é importantíssima, inclusive, do ponto de vista de investimentos, atrativos de empresas e geração de renda e emprego. Principalmente para um Estado que cresce na velocidade de Mato Grosso. Em 10 anos, temos praticamente um novo Estado, muito diferente daqueles que já têm consolidada a sua população, sua economia e que crescem de forma mais desacelerada. Nossa realidade é completamente diferente”, destaca.
Segundo a deputada, a principal preocupação é que hoje Mato Grosso não tem dados de sua real situação populacional.). “Vamos apresentar uma proposta - que já nos adiantaram é praticamente metade do valor cobrado pelo IBGE. E vamos elencar a necessidade de Mato Grosso ter um censo atualizado e o quanto isso é importante para economia do Estado”, concluiu a parlamentar.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!