24 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 03 de Maio de 2021, 10:06 - A | A

03 de Maio de 2021, 10h:06 - A | A

POLÍTICA / PROJETO EM ELABORAÇÃO

Após cancelamento de Censo do IBGE, Mato Grosso planeja levantamento próprio

Aline Almeida
Única News



Está em elaboração proposta para que Mato Grosso tenha seu próprio Censo Demográfico. Se aprovado o projeto, o Estado pode ser pioneiro na iniciativa. A ideia surgiu após o Ministério da Economia cancelar o Censo Demográfico, por conta dos cortes de recursos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após serem procurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), deputados estaduais iniciaram o movimento. O Censo, segundo Janaina Riva (MDB), deve custar aos cofres públicos a metade do que atualmente o IBGE cobra do Estado para realizar a pesquisa. “Mato Grosso deve sair na frente ao invés de fazer como o Governo Federal fez, de não realizar o Censo. O Estado de Mato Grosso quer fazer o seu próprio Censo”.

A parlamentar confirmou que a Assembleia foi procurada pelo presidente da Fecomércio, Júnior Wenceslau. Agora, ela e o deputado Carlos Avalone (PSDB), estão articulando a possibilidade de realizar o levantamento ainda este ano. A proposta será apresentada para o presidente da AL, Max Russi (PSB) e para o governador Mauro Mendes (DEM). O projeto deve ser realizado em parceria entre a Assembleia. Fecomércio e universidade pública.

“A realização da pesquisa é importantíssima, inclusive, do ponto de vista de investimentos, atrativos de empresas e geração de renda e emprego. Principalmente para um Estado que cresce na velocidade de Mato Grosso. Em 10 anos, temos praticamente um novo Estado, muito diferente daqueles que já têm consolidada a sua população, sua economia e que crescem de forma mais desacelerada. Nossa realidade é completamente diferente”, destaca.

Segundo a deputada, a principal preocupação é que hoje Mato Grosso não tem dados de sua real situação populacional.). “Vamos apresentar uma proposta - que já nos adiantaram é praticamente metade do valor cobrado pelo IBGE. E vamos elencar a necessidade de Mato Grosso ter um censo atualizado e o quanto isso é importante para economia do Estado”, concluiu a parlamentar.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia