Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022, 11:06 - A | A

10 de Janeiro de 2022, 11h:06 - A | A

POLÍTICA / ENFRENTAMENTO À COVID E GRIPE

Emanuel estende funcionamento de unidades básicas durante horário de almoço

Thays Amorim
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou nesta segunda-feira (10), em entrevista coletiva após tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, que está editando um decreto para estender o funcionamento das unidades básicas de saúde durante o horário de almoço, entre às 11h e às 13h.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, Cuiabá possui quase 100 unidades básicas que estão atendendo casos de Covid-19 e do surto gripal.

"Eu estou editando um decreto hoje determinando que todas as unidades básicas de saúde - são quase 100 em Cuiabá - abram das 7 horas da manhã às 17 horas, inclusive atendam no horário de almoço. Então, atualmente ela, abre das 7h às 17h, mas fecha no horário de almoço das 11h às 13h, durante o almoço. Eu estou determinando atendimento direto das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira", apontou.

No decreto, que ainda não foi publicado até o fechamento desta matéria, Emanuel afirma que a secretária municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, terá autonomia para determinar o funcionamento das unidades básicas nos finais de semana, caso seja necessário para evitar um "colapso" na rede municipal.

"Agora, se houver necessidade de abertura aos finais de semana, Deus queira que não haja, para diminuir a ameaça de colapso, eu estou dando poder à Secretaria de Saúde não apenas suspender as férias de servidores, se for o caso, mas [...] bem como determinar abertura das unidades básicas de saúde também aos finais de semana", destacou.

Na última semana, os casos de Covid-19 aumentaram significativamente após as festas de fim de ano. Em unidades públicas e particulares, a procura por testes e atendimento aumentou. Além disso, a Capital enfrenta um surto de Influenza H3N3, o que pode sobrecarregar a rede municipal. Na última quarta-feira (05), a prefeitura confirmou primeiro óbito por Influenza de uma mulher de 68 anos que estava internada em um hospital privado na Capital.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia