Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 25 de Maio de 2022, 09:28 - A | A

25 de Maio de 2022, 09h:28 - A | A

POLÍTICA / PELA 2ª VEZ

Governador veta projeto que prevê distribuição de remédio à base de canabidiol em MT

Abraão Ribeiro
Única News



O governador Mauro Mendes (União Brasil) vetou pela segunda vez, integralmente, o Projeto de Lei (PL) nº 30/2022, que prevê que o sistema público de saúde do Estado forneça medicamentos à base de canabidiol.

A decisão foi publicada no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (25). No veto, o governo diz que o projeto é inconstitucional porque extrapola a competência do Estado, “sobretudo, a inclusão de medicamento, de competência da União, exercida por meio do Ministério da Saúde”.

No documento, também é citado que a autorização de uso de medicamento à base de canabidiol pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mediante Resolução nº 4.067/2021, não implica em inclusão no rol de medicamentos que devem ser fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O deputado Wilson Santos (PSDB), autor da proposta, afirmou durante entrevista em 5 de maio que se o projeto fosse vetado novamente, iria trabalhar para derrubar esse veto na Assembleia Legislativa.

“O Palácio vetou no ano passado, mas não desistimos. Vamos preparar uma audiência para que o governador tenha o máximo de informações possíveis. Tenho certeza que na hora que ele tiver conhecimento dos benefícios que essa medicação traz, vai ser sensível à vida e vai sancionar o projeto. Se não sancionar, a luta continuar e eu vou trabalhar para derrubar aqui o veto aqui na Casa”, declarou na época.

Projeto aprovado

O projeto de lei libera os remédios já autorizados pela Anvisa e comercializados no país. Conforme a proposta, medicamentos à base de canabidiol ajudam a tratar mal de Alzheimer, Parkinson, glaucoma, HIV, hepatite C, transtorno de espectro de autismo (TEA) esclerose lateral amiotrófica, doença de Crohn, alguns tipos de câncer, epilepsia, entre outras doenças.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia