Cuiabá, 24 de Julho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 13:37 - A | A

21 de Novembro de 2018, 13h:37 - A | A

POLÍTICA / MAIS BEM VOTADA DE MT

Janaina já articula 1ª Secretaria da AL entre reeleitos e novatos

Da Redação



Assessoria

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), afirmou na manhã desta quarta-feira (21) que continua a todo vapor na articulação pela 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. 

 

Ainda que haja um consenso sobre a recondução do presidente Eduardo Botelho à presidência, a parlamentar defende, porém, a formação de uma chapa mista, bem como a alternância de poder para que todos tenham a oportunidade.

 

“Eu defendo uma chapa mista pois acho que os novatos que quiserem, têm sim que fazer da mesa diretora, assim como os que foram reeleitos. Eu vejo pela primeira vez uma mesa sendo trabalhada de forma separada. Oque existe até momento são deputados tentando articular os cargos da mesa Diretora, e eu acho muito legal isso pois dá uma tom mais democrático ao processo, do que se já tivéssemos uma chapa posta, inviabilizando talvez a formação de novas lideranças na AL”, disse.

 

A emedebista - que nestas eleições obteve quase 52 mil votos, com o 2º colocado atrás pelo mmenos 14 mil votos a menos -, ainda frisou que tem a consciência de que a construção desta chapa mista dependerá muito da articulação de cada grupo e, sobretudo, de quem vai articular melhor. 

 

Particularmente, ela vem articulando não só junto a companheiros reeleitos dessa legislatura que já tinham o anseio de fazer parte da mesa, mas junto aos novos deputados recentemente eleitos. E que ela [Janaina], vem se posicionando pela disputa da Primeira Secretaria, 'agregando aí um grupo que pleiteia a renovação na Casa'.

 

Com relação ao número de apoios já conquistados à sua candidatura, Janaina diz que prefere não revelar para não atrapalhar as articulações. “Eu tenho um número bom de deputados, mas eu prefiro aguardar por que ainda nós temos alguns casos em que esse apoio será levado em discussão para dentro dos diretórios, como no caso do PT, por exemplo. Existe essa tendência, assim como existe a tendência dos deputados eleitos através da força sindical me apoiarem, mas eu prefiro aguardar porque eu acho que essa tem que ser uma decisão tomada por eles com o grupo deles antes de a gente dar publicidade a tudo isso”, afirma.

 

Janaina ainda afirma que tem procurado os partidos também para conversar com os novatos sobre a importância da renovação em si, não apenas pelo apoio à candidatura dela à primeira secretária.

 

“Talvez o meu nome agora dentre os deputados que nunca ocuparam um cargo na mesa é o que reúna condições mais favoráveis para essa disputa. Mas isso tem que servir de exemplo para as próximas mesas que virão. Oque na minha opinião não pode mais acontecer é repetir uma mesa e daqui a dois anos inverter o presidente com o primeiro secretário sem mudar nunca. Essa é a oportunidade que temos de renovar. Existem várias ideias em discussão que podem agregar como a de mudar anualmente a mesa diretora. Várias casas legislativas funcionam assim. A outra proposta que estamos discutindo com esse grupo de deputados é para que não haja mais a inversão entre presidente e primeiro secretário nas eleições da mesa”, finalizou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia