Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 22 de Setembro de 2020, 11:22 - A | A

22 de Setembro de 2020, 11h:22 - A | A

POLÍTICA / RECURSO DA CÂMARA

Justiça nega novo recurso contra decisão que devolveu cargo a Abílio Jr

Claryssa Amorim
Única News



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) rejeitou outra tentativa da Câmara de Cuiabá em derrubar a decisão que autorizou o vereador Abílio Júnior (Podemos) em voltar à Casa, após cassação. A decisão é do desembargador Márcio Vidal, dessa segunda-feira (21).

Abílio teve o mandato cassado em março deste ano, por quebra de decoro parlamentar. O vereador foi acusado de abuso de prerrogativa e calúnia, ao invadir prédios públicos para “fiscalizar” e ofender os servidores, além de acusar outros vereadores de o terem ameaçado de morte.

No entanto, foi anulada pelo juiz Carlos Roberto de Barros Campos, da 4ª Vara de Fazenda Pública de Cuiabá, em maio.

Agora, neste processo, a Câmara de Cuiabá alegou que o desembargador foi omisso por várias questões, como não manifestar sobre a tese de que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) emitiu parecer sobre o mérito da proposição da licença para processar o Recorrido; contradição entre a fundamentação do decisum e a prova apresentada no processo.

A Casa manifestou ainda dizendo que a CCJR agiu “equivocadamente” em emitir uma licença prévia, antes de se manifestar sobre o mérito da proposição, já que a Comissão não tem mais poder que o Plenário da Câmara de Cuiabá.

Porém, o magistrado disse que a Comissão poderia, sim, emitir parecer e autorizar o processo contra o vereador, o que não ocorreu.

Vidal esclareceu que não houve interpretação equivocada da decisão e que a Câmara pretende “rediscutir” uma decisão que já foi julgada.

“Nessa esteira, entendo inexistir, no decisum embargado, omissão e contraditoriedade a serem sanadas, o que implica a rejeição dos presentes Embargos de Declaração”, decidiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia