21 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 28 de Abril de 2021, 16:11 - A | A

28 de Abril de 2021, 16h:11 - A | A

POLÍTICA / EM CLIMA DE PAZ

Lideranças do MDB Cuiabá se reúnem e divergências são superadas

Keka Werneck
Única News



Uma reunião informal na segunda-feira (26), na sede do MDB Cuiabá, firmou os laços entre as alas de Emanuel Pinheiro e Janaina Riva, que vinham se desencontrando sobre o futuro político da sigla.

O interventor do partido em Cuiabá, José Lacerda, afirma que estão apaziguados os conflitos. Segundo ele, o desentendimento se deu somente “no campo das ideias” e a diversidade de pensamentos é salutar na política. Ele não vê conciliação, porque não houve, segundo diz, “uma briga”.

Janaína e Francisco Faiad, ex-presidente do MDB e o mais leal a Pinheiro, vinham divergindo, inclusive publicamente, sobre quem deveria ocupar a presidência do partido na Capital.

A deputada havia sido indicada pelo presidente estadual, deputado federal Carlos Bezerra. Porém, Faiad alegou que sua gestão como presidente municipal ainda não tinha terminado. Houve um estranhamento. Para resolver a questão temporariamente, Bezerra nomeou comissão interventora, conduzida por Lacerda. Valtenir Pereira é secretário-geral, Faiad o tesoureiro e Janaina Riva e Lídio Barbosa são membros.

Lacerda diz que o MDB é um partido grande e disputas internas têm a mesma dimensão. “Muitos querem assumir posição de liderança. Se não houvesse esses conflitos, iam achar que não estávamos com nada. São do MDB: os prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada, Vila Bela da Santíssima Trindade. Temos 23 prefeitos, 4 deputados estaduais e dois federais, mais de 7 mil vereadores no país, então é normal ter disputa”, disse ele, ao Única News.

A deputada disse que foi uma conversa com vistas ao futuro. "Discutimos mais questões administrativas do partido, foco, união, pensando nas eleições de 2022. Não ficamos entrando em resquícios de discussões, divergências partidárias”, disse Janaina.

Faiad também afirmou à reportagem que a reunião foi administrativa. “Foi uma reunião informal, uma bate-papo entre nós três. Tratamos sobre prestação de contas de gastos e esses assuntos”, relata, desviando dos questionamentos sobre conflitos.

Disputa ao Governo

O nome de Janaína vem sendo especulado como candidata ao Governo, até pelo crescimento da figura dela na política. Ela mesma havia dito que este é um sonho. Da mesma forma, o nome de Emanuel Pinheiro vem sendo trabalhado em outras vertentes do partido.

No entanto, Lacerda diz que o MDB ainda está aliado a Mauro Mendes (DEM), em uma costura feita em 2020.

Nada impede, segundo ele, que isso mude na eleição de 2022. “Haverá novas convenções, novas conversas, temos musculatura para lançar candidato, temos bons nomes, mas na política valem muito as alianças”, diz o interventor.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia