Thays Amorim
Única News
Cerca de 60 pessoas participaram de uma manifestação contra a exigência do passaporte de vacina na manhã deste sábado (21), na Praça Ipiranga, região Central de Cuiabá. As informações foram divulgadas pela organização do evento. A proposta já foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa (ALMT) e deve ser votada pela segunda vez no mês de fevereiro.
"Foi um ato espontâneo, em que famílias vieram lutar pelo direito de liberdade", explicou a organizadora do ato, Josiany Simas.
O autor da proposta, o deputado Gilberto Cattani (PSL), também esteve presente na manifestação e citou o apoio popular à proibição da exigência de vacinação contra a Covid-19 para frequentar estabelecimentos comerciais.
"O projeto foi aprovado em primeira votação, com o apoio popular na Assembleia e hoje vemos este ato espontâneo. Acredito que a matéria irá passar em segundo turno para ser encaminhada para a sanção do governador", afirmou.,
Entenda polêmica
A discussão entorno da proposta se arrasta desde outubro do ano passado, quando o projeto original, de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), foi aprovado em primeira votação. Desde então, a proposta já foi retirada de pauta diversas vezes e recebeu pedidos de vistas que deixaram a votação para 2022.
Na última sessão do ano, em 16 de dezembro deste ano, o presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), sugeriu que um novo projeto fosse apresentado para votação no dia 04 de janeiro, na primeira sessão de 2022. Russi temia que a proposta de Janaina fosse inconstitucional e pediu uma nova proposta, com alterações.
Na sessão da dia 04 de janeiro, Cattani apresentou novamente o projeto e a proposta anterior, de Janaina, foi arquivada. Entretanto, um pedido de vista do deputado Lúdio Cabral adiou a votação para o dia 05 de janeiro, quando a proibição foi aprovada em primeira votação.
Apenas Lúdio e os deputados Valdir Barranco (PT), Paulo Araújo (PP) e Allan Kardec (PDT) votaram contra.
Veja imagens do ato:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!