09 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 08:56 - A | A

17 de Janeiro de 2018, 08h:56 - A | A

POLÍTICA / COFRES PÚBLICOS

Oscar Bezerra garante que investigação é necessária contra desvios

Wellyngton Souza



(Foto: Divulgação)

WhatsApp Image 2018-01-16 at 17.54.47 (2).jpeg

 

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) disse que a proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) assinada na tarde desta terça (16), na Assembleia Legislativa, tem como finalidade investigar supostos desvios no uso do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). Dezesseis dos 24 deputados foram favoráveis pela instalação da Comissão.

 

“Ela é importante pelo seguinte, o estado está em dificuldade financeira e não consegue cumprir com seus compromissos. Somos líderes na produção da soja com pelo menos mais de 30 milhões de toneladas produzidas, somente com isso teríamos cerca de R$ 800 milhões do Fethab da soja, porque não está entrando esse dinheiro? Precisamos avaliar isso. CPI tem justamente esta proposta”, disse durante coletiva à imprensa.

 

Segundo o deputado, após a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, a fiscalização do recurso será intensificada para que o dinheiro chegue as devidas finalidades. “A Conta Única será obrigada a informar o direcionamento de fato de todo o recurso arrecadado para o fim que foi criado, dando segurança para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e aos seus fornecedores. O dinheiro não será utilizado para folha de pagamento. O sentido dessa CPI é fazer gerar aos cofres públicos”, ressaltou.

 

Movimento contra ‘desvios’ do Fethab

 

No último ano, um grupo de representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) encaminhou ao governador Pedro Taques, uma solicitação para que os recursos arrecadados dos agricultores ao Fethab sejam aplicados exclusivamente em obras de logística de transporte. O pleito é uma reivindicação antiga dos produtores rurais, que já acionaram na Justiça, o governo em gestões passadas para que não haja desvio na aplicação dessa verba.

 

“Estamos pagando em dobro ao Governo desde o ano passado. Essa dobra, que em tese deveria ser aplicada exclusivamente em infraestrutura, está sendo usada para outros fins. Entendemos a situação financeira difícil que o Estado passa hoje. Mas não podemos tentar consertar um problema criando outro”, declarou um dos integrantes do movimento. 

 

O Fethab é um fundo criado pelo Governo para arrecadar recursos junto ao setor produtivo, visando investir em melhorias na logística estadual. Em 2016, foi criado um novo fundo arrecadado junto ao agronegócio (Fethab Regional), com o valor similar ao do Fethab original. Esses 100% a mais cobrados deveriam ser aplicados exclusivamente em obras e melhorias em rodovias.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia