Cuiabá, 19 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018, 10:40 - A | A

11 de Dezembro de 2018, 10h:40 - A | A

POLÍTICA / NOVO CICLO

Prefeito envia à Câmara proposta que cria o novo Pronto Socorro

Da Redação



(Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

NOVO PRONTO SOCORRO.jpg

 

O prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou nesta segunda-feira (10) à Câmara de Vereadores de Cuiabá, uma mensagem que cria o maior hospital público de Mato Grosso: o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC, onde funcionará também o novo pronto-socorro.

 

De acordo com a justificativa feita por Pinheiro, Cuiabá está vivenciando um momento histórico, e não é apenas por estar prestes a completar 300 anos de vida, mas sim por conta desse novo ciclo da saúde pública que está sendo implantado.

 

O gestor afirma que o novo hospital da capital, será muito mais que um pronto-socorro, pois contará com três grandes setores, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), Centros Cirúrgicos, um Centro de Diagnóstico e um Centro Ambulatorial, Enfermarias, Pronto Atendimento e Isolamento e contará com instalações e equipamentos modernos. Tudo isso, para suprir a grande demanda existente de Cuiabá e de muitas cidades do interior, que enviam seus pacientes para serem atendidos aqui.

 

“Assumimos um compromisso com a população em nosso plano de governo, que era concluir e entregar o novo Pronto Socorro de Cuiabá em nosso mandato. Mas, graças ao alinhamento político de parceiros da nossa gestão, conseguimos ir além, conquistamos o aporte financeiro necessário por meio do programa Chave de Ouro", destacou o prefeito.

 

Pinheiro diz que com o programa, os trabalhos começaram em regime de "força-tarefa" diuturnamente e que ainda em dezembro, será oferecido mais que um Pronto Socorro em que a tricentenária Cuiabá receberá o maior complexo hospitalar do SUS no Estado. "Este novo ciclo da saúde cuiabana significa entregar para a população da nossa amada capital um atendimento mais humanizado, com equipes de ponta que serão subsidiadas pelos melhores e mais modernos recursos e equipamentos que ofereçam a qualidade e eficiência das grandes capitais”, garantiu Pinheiro.

 

O nome da unidade

 

O hospital municipal levará o nome do dr. Leony Palma de Carvalho, conhecido pelos cuiabanos, ele que fez muito pela Capital e pela população em uma época que não se tinha as facilidades tecnológicas de hoje e, para Pinheiro, essa é uma forma de homenagear o ilustre médico.

 

“Faço questão de fazer da entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o marco inicial das comemorações alusivas ao tricentenário da Capital. Diante disso, nada mais justo que a nomenclatura oficial da referida unidade guarde a devida correspondência à sua dimensão e importância para a população cuiabana, ao homenagear o cuiabano de família tradicional, Leony Palma de Carvalho. Filho dos proprietários da Livraria União, a primeira em Cuiabá, o Dr. Leony, como era popularmente conhecido, foi um dos primeiros pediatras da Capital e implantou o sistema SUS no Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre os anos de 1975 a 1980 exerceu o cargo de Superintendente do antigo INAMPS do qual fora idealizador. Gestor de grande volume de recursos federais, mas jamais se ouviu qualquer comentário sobre problemas em sua gestão. Foi fundador e o primeiro presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria”, finalizou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia