Mayara Campos - estagiária
Única News
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) fará uma auditoria nas urnas eletrônicas durante as eleições suplementares em Acorizal, Matupá e Torixoréu. O procedimento é chamado de votação paralela. É a primeira vez que o processo é adotado em eleições suplementares municipais. As votações ocorrem neste domingo (1º).
Para a votação paralela, duas urnas serão sorteadas em cada município, no entanto, apenas uma será utilizada de cada cidade. As restantes serão auditadas nas seções eleitorais para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados.
De acordo com o Tribunal, as urnas sorteadas foram lacradas nesta semana, com a instalação de todos os sistemas eleitorais necessários e dados de eleição, como, por exemplo, informações dos candidatos e dos eleitores, por meio da cerimônia de geração mídia.
No dia da eleição, as três urnas serão utilizadas para votação. Servidores, que atuarão como eleitores, votam nos equipamentos no mesmo horário da votação oficial, que é das 7 às 17hs. Todo voto é filmado na íntegra com captação da tela da urna. Ao término da votação, os votos são totalizados, e é possível demonstrar que o resultado fornecido pela leitura do card da urna condiz exatamente com o que foi inserido pelos eleitores.
A votação paralela será transmitida ao vivo pelo canal do TRE-MT no YouTube e a TV Assembleia atuará como parceira na transmissão.
(Com supervisão do editor-chefe Abraão Ribeiro)
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3