Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022, 13:37 - A | A

31 de Outubro de 2022, 13h:37 - A | A

POLÍTICA / REFERÊNCIA NACIONAL

Tribunal de Contas de Mato Grosso completa 69 anos

Da Redação
Única News



Criado pela Lei Constitucional nº 2, de 31 de outubro de 1953,o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso completa nesta segunda-feira (31) 69 anos. O conselheiro Benedicto Vaz de Figueiredo foi quem presidiu a primeira sessão ordinária do TCE, em 3 de janeiro de 1954. Moderna, aberta aos fiscalizados, atenta às demandas sociais e tecnicamente estruturada, a Corte de Contas chega ao seu 69º aniversário como referência nacional e instrumento indispensável à gestão pública mato-grossense.    

A corte é presidida atualmente pelo conselheiro José Carlos Novelli, que há 21 anos trabalha pela evolução técnica e avanço tecnológico do Tribunal. Foi em sua segunda gestão, iniciada no ano de 2012, que as primeiras certificações foram obtidas. O lançamento de transmissões online, do Portal Transparência, do Diário de Contas Oficial online, do Plenário Virtual e inúmeras ações de educação à distância também acompanharam este propósito.

Foi a partir de inovações como estas que a modernização do serviço e a consequente melhora na entrega à sociedade se firmaram como princípio institucional, norteando as decisões dos conselheiros e o trabalho dos servidores. Também foi assim que a frente orientadora da Corte de Contas ganhou força, dando origem ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que, por quase uma década, auxiliou gestores públicos mato-grossenses. 

A proposta evoluiu e, em 2022, quando José Carlos Novelli assumiu sua terceira gestão à frente do TCE-MT, a aproximação com os jurisdicionados tomou caráter de missão, na qual a principal ferramenta é Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE).  “É uma meta arrojada, mas tenho certeza de que vamos atingir. Esses planos não vão ficar na gaveta, queremos que eles sejam efetivamente implementados e que as políticas públicas sejam continuadas".

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia