16 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 18:24 - A | A

15 de Maio de 2025, 18h:24 - A | A

POLÍTICA / MUDANÇA EM VISTA

Abílio quer reformular sistema de radares na Capital e anuncia retirada dos equipamentos da Av. Prainha

Para ele os equipamentos estão agravando o congestionamento, especialmente em horário de pico

Kamila Arruda
Única News



A Prefeitura de Cuiabá estuda um novo modelo de radares para implantação em Cuiabá. A informação é do prefeito Abílio Brunini (PL), que afirma que irá aproveitar o fim do contrato com a atual empresa gestora dos equipamentos no próximo mês, para adotar um novo sistema na Capital.

Apesar de ainda estar em estudo, o liberal já tem algumas decisões tomadas. Ele garante, por exemplo, que vai remover parte dos radares de fiscalização eletrônica instalados na região central da cidade, especificamente ao longo da avenida Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como Prainha.

Para ele os equipamentos estão agravando o congestionamento, especialmente em horário de pico. “Nesse trecho ali da Prainha, nós vamos arrancar a maioria porque acaba não ajudando o trânsito e criando mais congestionamento”, afirmou.

Além disso, o gestor municipal afirma que quer mudar o tipo de equipamento utilizado para monitorar a velocidade dos veículos e revisar todos os pontos existentes de radares. Abílio quer implantar um sistema que monitora a velocidade ao longo da via. “Não é bem uma lombada eletrônica, é apenas uma marcação de redutor de velocidade”, explicou.

“A gente quer transformar onde você passa e fica registrado a velocidade que você passou, porque em alguns lugares é necessário, não tem jeito. Se a gente não coloca alguma forma de controle de velocidade, podemos causar acidentes e até o Ministério Público vai exigir. [...] Agora, em boa parte dos lugares vamos tirar um pouco dessa burocracia. No trecho da Prainha, por exemplo, vamos arrancar boa parte dos radares”, completou o prefeito.

Outro ponto que Abílio pretende modificar é com relação a sinalização. “Não vai ter mais radar escondido no município de Cuiabá. Todo lugar que for ter vai ter identificação e você vai saber o porquê daquele radar estar ali”, garantiu.

O gestor municipal aguarda o fim do contrato com a empresa gestora dos radares, o que deve ocorrer no próximo mês, para realizar uma nova licitação e pôr em prática essas mudanças.

Vale lembrar, contudo, que no início desta semana o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sergio Ricardo, determinou uma auditoria nos radares em Cuiabá e Várzea Grande.

A medida tem por objetivo investigar supostas irregularidades na aplicação de multas de trânsito, bem como o destino dos valores arrecadados.

A auditoria será realizada pela equipe técnica do TCE-MT e deve incluir a convocação das empresas responsáveis pela instalação e operação dos radares.

Além disso, o presidente determinou o envio de um ofício ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para obter informações sobre a última aferição dos equipamentos.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia