Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 16:45 - A | A

14 de Fevereiro de 2020, 16h:45 - A | A

POLÍTICA / INAUGURAÇÃO DA BR-163

Bolsonaro anuncia redução no frete e aumento do escoamento de grãos de MT

Ana Adélia Jácomo
Única News



O governador Mauro Mendes (DEM) e parte da bancada federal de Mato Grosso, participaram nesta sexta-feira (14) da inauguração da obra de pavimentação da BR-163, que liga Santarém, no Pará, até Cuiabá.

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o evento realizado no Estado do Pará reuniu diversas autoridades, como o senador Wellington Fagundes (PR), os deputados federais Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (Podemos) e Neri Geller (PP), além do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do DNIT, General Santos Filho.

“Anos atrás, um caminhão para sair de Sorriso e chegar a Miritituba levava 14 dias. Hoje, se faz em dois dias. Por aqui passarão 14 milhões de toneladas de grãos e milhares de caminhões, o que representa um passo enorme para a competitividade, porque um frete mais barato permite que todo o suor dos produtores possa ser revertido em ganho de eficiência e expansão das áreas que podem ser utilizadas em nosso Estado”, afirmou o governador.

A obra, de acordo com Bolsonaro, era aguardada há mais de 40 anos e será um importante mecanismo na redução dos custos com frete, além de melhorar o escoamento da soja em Mato Grosso. “Olá pessoal de Mato Grosso. Estamos inaugurando uma obra que começou em 1976, a BR-163. São 50 quilômetros. Essa obra vai ajudar muito o Centro Oeste a escoar seus grãos e a primeira medida já diminui o valor do frete, bem como o tempo de percurso”, disse o presidente.

O Estado é o maior produtor de grãos do brasil e, de acordo com último balanço de 2019 feito pela Safra Brasileira de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), produziu 67,392 milhões de toneladas. Mato Grosso responde por quase 28% da safra nacional de grãos, na produção de soja, milho e algodão.

O deputado José Medeiros afirmou em suas redes sociais que a obra traz alívio, já que nos períodos de chuva o atoleiro formado chegava a ocasionar congestionamento de até quatro mil caminhões.

De acordo com levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho estadual (Aprosoja-MT) e pelo Movimento Pró-Logística, o frete para transporte de grãos em Mato Grosso ficará cerca de 26% mais barato com pavimentação concluída.

Mato Grosso transportou dez milhões de toneladas de grãos somente pela BR-163 no ano passado, o que gerou prejuízo de aproximadamente R$ 600 milhões aos produtores rurais, devido às más condições de trafegabilidade da rodovia, segundo a Aprosoja.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia