Cuiabá, 08 de Agosto de 2020

POLÍTICA MT
Sexta-feira, 26 de Junho de 2020, 16h:43

EQUIPAMENTOS ARMAZENADOS

Deputado encontra respiradores guardados e Estado diz que já entregou a hospitais

Euziany Teodoro
Única News

(Foto: Reprodução)

O deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) esteve no Ginásio Aecim Tocantins, nesta sexta-feira (26), e denunciou que existem, sim, monitores e respiradores guardados no local. Esses equipamentos são essenciais para a montagem de leitos de UTI para atendimento a pacientes da Covid-19.

O armazenamento de materiais hospitalares no Ginásio veio à tona essa semana. Um vídeo que circulou nas redes sociais denunciava que o Estado estaria guardando o material para, depois, montar um hospital de campanha, com objetivos políticos.

Em nota, o Governo do Estado confirmou que chegaram 20 aparelhos na segunda-feira (22) – 10 respiradores fixos e 10 de transporte, para ambulâncias – e, no mesmo dia, 10 foram enviados para a Santa Casa de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) e os outros 10 foram encaminhados para a rede de saúde de Cuiabá, nesta sexta.

“Na segunda-feira (22.06), o Estado recebeu 20 respiradores do Ministério da Saúde, sendo dez fixos e dez para transporte. No mesmo dia, 10 equipamentos foram encaminhados para a Santa Casa de Rondonópolis - 5 fixos e 5 de transporte. Os demais aparelhos foram entregues nesta sexta-feira (26.06) ao município de Cuiabá, para auxiliar na abertura de mais Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o combate à Covid-19. Desta forma, a prefeitura da capital recebeu cinco respiradores fixos e outros cinco, móveis para transporte de urgência”.

A Prefeitura de Cuiabá confirmou que recebeu os equipamentos hoje e que eles serão imediatamente instalados no hospital de referência à Covid-19, o antigo Pronto Socorro.

Em vídeo divulgado na tarde de hoje, Ulysses afirmou que havia enviado vários requerimentos pedindo explicações ao Governo sobre os equipamentos. No entanto, de acordo com o Governo, ele já tinha posse de todas as informações quando fez a publicação e decidiu “propagar mentiras”.

“O deputado Ulysses Moraes infelizmente propaga mentiras, mesmo após ter recebido todas as informações da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre os respiradores recebidos pelo Governo de Mato Grosso”, diz nora oficial do Governo do Estado.

Ainda no vídeo, Ulysses apontou vários outros tipos de equipamentos hospitalares guardados. “Tem muito material estocado. Encontramos inclusive alguns respiradores que chegaram do ministério da saúde nesta semana e que foi nos respondido durante a fiscalização que serão encaminhados na semana que vem para as Unidades Hospitalares. Mas, verificamos datas de materiais referentes a abril e maio, ou seja, tem mais de dois meses que tem EPIs guardados por lá”, disse o parlamentar.

O Governo explicou que o restante do material é distribuído nas unidades hospitalares, conforme surge a necessidade.

“O restante do estoque que está no depósito é exclusivo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que nunca faltaram na Rede Hospitalar Estadual.”

“É lamentável que neste momento em que estamos lutando para salvar vidas, temos que gastar tempo para desmentir Fake News”, concluiu a nota do Executivo Estadual.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE