Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 17 de Abril de 2020, 10:00 - A | A

17 de Abril de 2020, 10h:00 - A | A

POLÍTICA / REPRESENTAÇÃO

Fávaro é empossado e já participa de sessão online do Senado Federal

Euziany Teodoro
Única News



O Senado Federal deu posse a Carlos Fávaro (PSD) como senador por Mato Grosso, na 13ª sessão online, realizada nesta sexta-feira (17). Após fazer o juramento e ser oficialmente empossado, o novo senador já participa da sessão no cargo.

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país. Desempenhar fielmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, diz o juramento.

O presidente da Mesa Diretora, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), fez a leitura do ato que cassou a senadora Selma Arruda e, em seguida, do ato que oficializa Fávaro na vaga.

“Declaro empossado, no mandato de Senador da República, o nobre senhor Carlos Henrique Baqueta Fávaro que, a partir deste momento, passa a participar dos trabalhos da Casa.”

Assessoria

Carlos Fávaro toma posse

 

O senador Otto Alencar (PSD-BA) deu as boas-vindas ao novo colega de Casa. “Quero dar as boas-vindas ao novo senador e dizer que, ao longo desse período em que foi feito o julgamento, nunca tivemos nenhuma participação política nisso, até porque confiamos na Justiça. Confiamos na Justiça e acho que, nesse momento, está legitimado o Senador Carlos Fávaro para que possa desenvolver as suas atividades no Senado”.

Fávaro foi o terceiro colocado na disputa pelo Senado em 2018, quando foram eleitos dois senadores. Ele foi um dos responsáveis pelos processos que apontaram crimes eleitorais na campanha de Selma Arruda, que acabou cassada por prática de Caixa Dois e abuso de poder econômico.

Selma foi cassada em 10 de dezembro de 2019 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Senado foi comunicado da cassação ainda em dezembro, mas só deu início ao rito de afastamento em fevereiro, na volta do recesso parlamentar.

Nessa semana, foi batido o martelo e a Comissão Diretora da Casa cassou, definitivamente, seu mandato. O ato foi publicado do Diário Oficial da União dessa quinta-feira (16), abrindo o caminho para que Fávaro assumisse o cargo.

Ainda na quinta-feira ele foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e a posse marcada.

Ele agora continua no cargo, por força de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), até que novas eleições sejam feitas para senador em Mato Grosso.

Eleições suplementares estavam marcadas para 26 de abril, mas foram suspensas pelo TSE devido à pandemia do novo Coronavírus. Ainda não há nova data.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia