Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 25 de Maio de 2020, 09:39 - A | A

25 de Maio de 2020, 09h:39 - A | A

POLÍTICA / QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB vai mudar regra para indicar novo desembargador do Tribunal de Justiça

Única News
Da Redação



O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) analisa, nesta segunda-feira (25), a proposta que altera os critérios de indicação em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os tribunais judiciários e administrativos.

A medida poderá fortalecer ainda mais o nome do advogado Ulisses Rabaneda para ocupar uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

A ideia é mudar a resolução do Conselho Federal da OAB, que proíbe conselheiros estaduais e federais da entidade de disputar vaga do Quinto Constitucional para que ingressem em tribunais de Justiça em todo o país, a não ser que renunciem ao cargo.

A previsão é que o projeto seja aprovado e os conselheiros possam entrar na lista sêxtupla, o que permitiria que Rabaneda disputasse uma das 9 vagas abertas para desembargador em Mato Grosso.

Ulisses é um dos 3 advogados da OAB de Mato Grosso que compõem o Conselho Federal da Ordem. Ele é tido como o favorito na vaga de desembargador destinada à OAB em Mato Grosso.

A criação das 9 vagas já foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso neste mês de maio.

Além de Ulisses Rabaneda, quem também busca apoio para a disputa são os advogados Francisco Faiad, Sebastião Monteiro, Renato Vianna, Flaviano Taques, João Celestino, Claudio Stabile, Ricardo Almeida, André Stumpf e André Pozetti.

Quinto constitucional

O Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (Federal, do Trabalho ou do respectivo Estado, caso se trate respectivamente da justiça federal, do trabalho ou estadual), e não por juízes de carreira.

No caso de Mato Grosso, 80% das vagas do TJ de são preenchidas por juízes de carreira e 20% para membros do MP e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso.

Os desembargadores Paulo da Cunha, Guiomar Teodoro Borges e Marcos Machado são oriundos do Ministério Público. Já Rubens de Oliveira, Maria Helena Póvoas e Luiz Ferreira da Silva vieram da OAB.

Para a vaga do quinto constitucional, o postulante deve ter mais de 10 anos de carreira, e, no caso dos advogados, a lei exige ‘notório saber jurídico e reputação ilibada’. (Jornal A Gazeta)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia