Thays Amorim
Única News
Sem uma candidatura bolsonarista do PL, o presidente da República Jair Bolsonaro sinaliza apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (UB), segundo o deputado federal Nelson Barbudo. Em março, Mendes foi à Brasília e esteve em reunião com presidente nacional da sigla, o ex-deputado federal Waldemar Costa Neto, que apontou a necessidade de um palanque ao presidenciável em Mato Grosso.
“O que eu tenho visto é que o governador Mauro Mendes esteve lá em Brasília conversando com o Valdemar Costa Neto. Eu conversei com o Valdemar Costa Neto e ele disse que o presidente Bolsonaro precisa de palanque em Mato Grosso. Ao que me parece não teremos candidato, o governador me disse pessoalmente que ele não estaria junto com o Lula no palanque, eu disse que não via problema em o Mauro Mendes, é lógico com o grupo dele concordando, dar palanque para o Jair Bolsonaro”, apontou, em entrevista ao Única News nesta quarta-feira (06).
A negociação com o PL teve início após o encontro com Valdemar, no início de março. Apesar de negar oficialmente que estava falando sobre política, informações de bastidores apontam que o objetivo do governador é conquistar o eleitorado mais próximo a Bolsonaro. Em Mato Grosso, na eleição de 2018, o chefe de Estado teve mais de 66% dos votos no segundo turno.
Apesar da sinalização do presidente de que pode apoiar Mendes, no passado, ambos já tiveram algumas “rusgas”. O governador já assinou uma carta contestando repasses do Governo Federal para os estados durante a pandemia de Covid-19, além de cobrar tratativas para garantir vacinas à população.
Ao ser questionado sobre a falta de diálogo entre ambos, Barbudo disse que o “desconforto” são águas passadas e que as críticas de Mauro no passado não chegaram ao tom “ofensivo”.
“Então, as composições políticas são feitas de acordo com a mudança de partido quando vai chegando o tempo das convenções, e eu acho que as arestas sendo aparadas, eu não vi críticas ofensivas do Mauro, ao que eu vi, descordou de certas medidas que o Bolsonaro tomou. Mas eu não vejo problema em fazer uma composição para a gente dar palanque”, pontuou.
Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados
As informações foram confirmadas pelo deputado federal Nelson Barbudo, que está no mesmo partido que Bolsonaro e possui um bom trâmite no Governo Federal
“Mas Até agora, eu não achei nenhum candidato do PL, portanto, eu acho que se a gente puder dar o palanque para o Bolsonaro, eu acho melhor”, concluiu, ao Única.
O acordo com o PL teria ainda como objetivo puxar o senador Wellington Fagundes, que disputa a reeleição, para o mesmo palanque que o chefe do Palácio Paiaguás. Com a negociação, o governador deixaria de apoiar a candidatura do deputado federal Neri Geller (PP), que concorre ao Senado, causando um possível racha no grupo político.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!