02 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

RADAR NEWS Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 11:41 - A | A

14 de Abril de 2025, 11h:41 - A | A

RADAR NEWS / DEU NA CNN

Com Jayme Campos na presidência, Conselho de Ética do Senado realizou apenas cinco reuniões em sete anos

Única News



Um estudo realizado pela CNN Brasil mostrou que, em sete anos de exercício, o senador Jayme Campos (União Brasil) frente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado reuniu somente cinco vezes, mesmo sendo a ala mais importante da Casa, que tem como atribuição a observância das prescrições contidas na Constituição Federal, no Regimento Interno e no Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.

Conforme o Portal do Senado, a última reunião do Conselho aconteceu em julho de 2024. Antes dela, houve somente outros dois encontros, em junho de 2023. Durante o período pandêmico no pais, de 2020 a 2022, não houve reuniões.

Mesmo com a baixa frequência, o Senado afirma que a situação atual do Conselho no sistema do Senado é de “em funcionamento”. Mesmo sem previsão de reunião para este ano, até o momento.

É o Conselho de Ética que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do mandato e perda do mandato.

O Conselho é constituído por quinze membros titulares e igual número de suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, quanto possível, o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre Partidos Políticos ou Blocos Parlamentares não representados, devendo suas decisões ser tomadas ostensivamente.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia