04 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

RADAR NEWS Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018, 08:21 - A | A

10 de Janeiro de 2018, 08h:21 - A | A

RADAR NEWS / BENEFÍCIO

Perícia para isenção no transporte sai com até 15 dias na Semob

Da Redação



Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem ter acesso gratuito aos cartões de estacionamento e do transporte coletivo. Para conceder esse benefício, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá possui o setor de Perícia Médica. O benefício está previsto na lei municipal nº 4.497/2007.

(Foto: Reprodução)

transporte coletivo 2.jpg

 

Os benefícios são concedidos as pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, câncer, aids, hemodiálise e ostomizados. Mas, conforme explicou a supervisora da Perícia Médica, Juliana Domingues, em alguns casos os deficientes físicos são incluidos por meio de laudos.

“Geralmente os cadeirantes já tem direito, mas várias doenças causam deficiências e não estão previstas na lei, então o médico avalia e depois inclui essas pessoas no caso das pessoas com artrose que causa privação dos movimentos da perna”, destaca Juliana.

Cerca de mil pessoas são atendidas mensalmente pela  perícia médica, nas quintas e sextas-feiras, das 08:00 às 11:00 horas. Esse atendimento é feito no mesmo setor, onde são estregues os cartões de estacionamento, para pessoas idosas e com deficiência. O primeiro passo é fazer o cadastro, de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 17:00 horas e, após isso,  agendar a perícia. O prazo entre a realização do cadastro e a perícia, leva em torno de 15 dias.

“A pessoa agenda hoje e de dez a quinze dias depois passa na perícia", destacou a supervisora. Segundo ela, antes, essas deficiencias não estavam inscritas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, conhecido como CID,  e isso tornova moroso o processo”, afirmou a Supervisora.

Com exceção da perícia médica, os demais serviços estão disponíveis para a população pelo telefone (65) 3315-4245 ou pessoalmente, na Semob, de segunda à sexta-feira, no horário de expediente, das 07:30 às 17:00 horas.

A avaliação dos laudos médicos é feita pelo fisioterapeuta Gilson de Oliveira e o prazo do benefício é determinado pela necessidade do paciente descrita no pedido de autorização do médico. Segundo Juliana Domingues, a Semob se dedica a tornar esse serviço cada vez mais humanizado e que possa beneficiar um maior número de cidadãos possíveis, seguindo a orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro, de estar cada vez mais proximos à população.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia