UOL Recife
Uma criança ou um adolescente é morto de forma violenta a cada uma hora e 45 minutos. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta terça-feira (13), realizado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Mais de 15 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. No mesmo período, 165 meninos e meninas foram vítimas de violência sexual. Segundo o Unicef e o FBSP, os números do estudo "Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil" apontam para "um cenário epidêmico de violência contra crianças e adolescentes no país".
Em 2023, quase uma a cada cinco crianças e adolescentes mortos no Brasil foi vítima em ações policiais. Segundo a pesquisa, mortes de crianças e adolescentes por intervenção policial passaram de 14% do total de mortes violentas em 2021 para 17,1% no ano seguinte. Em 2023, essas mortes alcançaram o patamar de 18,6%.
Uma criança ou adolescente foi vítima de estupro a cada oito minutos no último ano. Os números levantados pelo Fórum e pelo Unicef mostram que foram registrados 46.863 casos de violência sexual em 2021. Em 2023, esse número saltou para 63.430.
Violências letais têm atingido cada vez mais crianças mais novas, dizem os pesquisadores. As mortes violentas aumentaram 15,2% entre crianças de até 9 anos. A violência sexual também cresceu entre meninas e meninos dessa faixa etária. Na comparação entre 2022 e 2023, houve um crescimento de 26,6% nos registros de estupro contra crianças de 4 anos. Entre as que têm 5 e 9 anos, o aumento foi de 20,9%.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!