DO R7
Um novo estudo científico indica que o consumo excessivo de laticínios, como o queijo, pode realmente prejudicar a qualidade do sono e até favorecer a ocorrência de pesadelos, especialmente entre pessoas com intolerância à lactose.
A pesquisa, liderada por Tore Nielsen, da Université de Montréal, investigou a relação entre hábitos alimentares, sono e sonhos em mais de mil estudantes universitários.
O levantamento incluiu 1.082 estudantes da MacEwan University, que responderam sobre qualidade e duração do sono, frequência de pesadelos e relação percebida entre alimentação e experiências noturnas. Cerca de um terço dos participantes relatou ter pesadelos com frequência, sendo as mulheres mais propensas a lembrar dos sonhos e a relatar intolerâncias alimentares.
Entre os voluntários, 40% afirmaram acreditar que comer tarde ou consumir certos alimentos interfere no sono. Aproximadamente um quarto dos estudantes atribuiu piora do descanso ao consumo de alimentos específicos, como doces, comidas picantes e produtos lácteos.
Apesar do senso comum, apenas 5,5% disseram perceber que o que comem muda o tom dos sonhos, mas muitos desses apontaram doces e laticínios como causadores de sonhos mais bizarros ou perturbadores. Os dados mostraram que pessoas com dietas menos saudáveis tendiam a ter sonhos negativos com mais frequência e menor capacidade de recordá-los.
O estudo revelou uma associação significativa entre intolerância à lactose, sintomas gastrointestinais noturnos, pesadelos e baixa qualidade do sono. Os autores sugerem que o desconforto físico gerado pela ingestão de laticínios pode impactar negativamente os sonhos e o descanso.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3