Angela Henshall
BBC News
Ellie conta que, no início, se sentia totalmente exultante. Ela teve seu parto em casa, sem analgesia, e estava radiante por ser mãe. E, mesmo com poucas horas de sono nos últimos três dias, ela decidiu que não precisava dormir.
"A melhor descrição que posso fazer é que parecia que eu tinha acordado de um pesadelo, sem saber o que era sonho e o que era realidade", ela conta. "Mas [esta sensação] nunca desaparecia. Depois, eu pensei que tinha matado meu filho na cama. Lembro que o meu parceiro apareceu e eu só perguntava 'isso é real?'"
Ellie estava sofrendo de psicose pós-parto (PPP), uma doença debilitadora que pode temporariamente virar a vida do avesso para os novos pais.
O que é a psicose pós-parto?
Um dos primeiros sinais de alerta da PPP ocorre quando a mãe simplesmente não parece ser ela própria ou perde a noção de realidade.
A falta de sono é comum entre os pais logo após o parto. Mas a mulher com PPP pode parar de dormir por completo.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) indica que os sintomas da PPP incluem:
Rápidas mudanças de humor
Alucinações
Culpa irracional
Ouvir vozes
Agitação
Confusão
A PPP é uma emergência médica e, na maioria dos casos, exige internação hospitalar para assistência e tratamento especializado.
Mas os especialistas afirmam que é fundamental lembrar que, por mais grave que pareça um episódio de psicose, a maioria das mulheres consegue se recuperar em questão de meses, com tratamento adequado.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3