05 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

SOCIAL Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 08:00 - A | A

17 de Novembro de 2020, 08h:00 - A | A

SOCIAL / NOVEMBRO AZUL

Campanha de combate ao Câncer de Próstata

Por Tamires José/Única News



ARTE FOTO 03.jpeg

Médico Leonardo - Hospital São Mateus – Cuiabá/MT, alerta contra o Câncer de Próstata.

 

Para que se possa avaliar a importância de tal campanha basta dizer que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, tipo da doença que representa quase 30% dos casos oncológicos no homem, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

FATORES DE RISCO

O médico Leonardo explica que o principal fator de risco para o câncer de próstata é o envelhecimento e, que a doença é rara em homens antes dos 50 anos, mas o risco aumenta rapidamente após essa idade.

ENTRE FAMILIARES

"O histórico familiar de parentes de primeiro grau (pai, irmãos) com diagnóstico de câncer de próstata mais do que dobra o risco de um indivíduo desenvolver a doença. Outros fatores como obesidade, tabagismo, inflamação da próstata e dieta rica em carne vermelha e laticínios e pobre em legumes e frutas podem ter alguma relação com a gênese do câncer de próstata, mas ainda requerem mais estudos".

TOQUE

Apesar da campanha Novembro Azul - que trata sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata -, o principal tabu que ainda cerca o assunto é a necessidade do exame clínico através do toque retal para que o diagnóstico seja feito de maneira precoce.

SEJA HOMEM COM A SUA SAÚDE

"O homem precisa encarar as questões relacionadas à sua saúde de maneira mais madura. A conscientização é a melhor maneira de quebrar esse tabu e campanhas como a do Novembro Azul tem justamente essa finalidade", enfatiza o médico Leonardo.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia