Cuiabá, 07 de Setembro de 2024

SOCIAL Terça-feira, 01 de Fevereiro de 2022, 08:00 - A | A

01 de Fevereiro de 2022, 08h:00 - A | A

SOCIAL / PARQUE SESC SERRA AZUL

Sesc Pantanal dá início à criação de RPPN no Cerrado de MT

Por Tamires José
Única News



Localizada dentro do Parque Sesc Serra Azul, a RPPN Sesc Serra Azul tem dois sítios arqueológicos e registros de animais em extinção. O Polo Socioambiental Sesc Pantanal deu início à criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Serra Azul, com 850 hectares no Cerrado mato-grossense. A área é estratégica por estar às margens das nascentes que deságuam no Pantanal, o que amplia o trabalho de conservação feito no bioma. Quando homologado, o local, que já é habitat de animais em extinção, avistados com câmera trap, e tem dois sítios arqueológicos em cavernas, será aberto para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas e atividades de turismo responsável.

A importância destas áreas é celebrada nesta segunda-feira (31 de janeiro), Dia Nacional das RPPNs, que são reservas criadas espontaneamente, por vontade de proprietários de áreas conservadas, que optam por perpetuar, na matrícula do imóvel, a categoria de unidade de conservação de uso sustentável para sempre.

A primeira RPPN do Polo Socioambiental foi criada há 25 anos, no Pantanal. Com 108 mil hectares, é a maior RPPN do Brasil e presta à humanidade diversos benefícios, como a purificação das águas, controle das inundações, reposição das águas subterrâneas, controle do fluxo de sedimentos e nutrientes do solo, reservas de biodiversidade e mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Considerado a caixa d'água do Brasil, por abrigar as nascentes de importantes rios brasileiros, que abastecem um total de oito bacias hidrográficas, o Cerrado é o segundo maior bioma do país, com 204 milhões de hectares. É uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, com 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves.

A criação da RPPN dentro do parque representa um passo definitivo pela conservação do Cerrado, que tem impacto direto no Pantanal.

É o que explica o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo. "Após 25 anos de criação da RPPN no Pantanal, damos esse novo passo no Cerrado. A área é de grande importância, pois é onde estão as nascentes do Rio Cuiabá, que abastecem o Pantanal. Com essa nova RPPN, o Sesc passará a ter cinco áreas protegidas em todo o Brasil, sendo esta a primeira no Cerrado. O título de RPPN é vitalício e, portanto, um marco, que demonstra o esforço e investimento do Sesc para cuidar de áreas naturais no Brasil", ressalta.

 

GOTA FOTO 2.1.png

Os dois sítios arqueológicos da RPPN foram encontrados dentro da Caverna Lapa das Abelhas e da Caverna Raízes, que também estão em processo de homologação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

GOTA FOTO 2.2.png

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia