Cuiabá, 25 de Abril de 2024

VARIEDADES Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020, 16:08 - A | A

31 de Janeiro de 2020, 16h:08 - A | A

VARIEDADES / JORNALISTAS NO ELDORADO

Documentário conta história de jornalistas cuiabanas que desbravaram imprensa de MT

Única News
com Assessoria



Um documentário de curta-metragem, produzido em Cuiabá, exclusivamente por mulheres, será lançado no próximo dia 09 de março, contando a história de três jornalistas pioneiras nas décadas de 1970 e 1980 em um espaço até então masculino. "JornalistAs no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade" será exibido no Cine Teatro Cuiabá, com entrada franca, com data alusiva ao Mês da Mulher.

O curta apresenta a perspectiva de Vitória Basaia, Sônia Zaramella e Laura Lucena, perfis diferentes que têm em comum a atuação na imprensa local, em pleno Eldorado mato-grossense. O DOC tem o objetivo de homenagear mulheres que ousaram entrar no universo até então dominado por homens.

Além de jornalista, Basaia é artista de renome inclusive internacional. Marcou o jornalismo cultural e é autora do primeiro caderno para crianças, a Corujinha do Estado. Na arte, usa técnica própria, com terra e pigmentos, valorizando temas do universo feminino. Sônia atuou no jornalismo de correspondência e na academia. Como professora tornou-se ícone, citada por centenas de alunos que ajudou a formar. Por fim Laura foi a primeira repórter de rua de Cuiabá. Enfrentou maridos que não compreendiam a profissão, posou nua, aboliu o sutiã, quebrando paradigmas e se fazendo respeitar pelos colegas e fontes.

"JornalistAs no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade" foi produzido pelas jornalistas Keka Werneck, Priscila Mendes e Bruna Maciel e pelas profissionais do audiovisual Dayanne Dallicani e Jéssica Melo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia