Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019, 09:52 - A | A

18 de Dezembro de 2019, 09h:52 - A | A

VOLTA AO MUNDO / APÓS DECISÃO DO STF

Aliados de Bolsonaro temem desgaste político com retomada do caso Queiroz

Por Gerson Camarotti



O grupo mais próximo da família Bolsonaro no Congresso Nacional demostrou preocupação com a retomada das investigações o chamado "caso Queiroz".

Nesta quarta-feira (18) são cumpridos mandados de busca no Rio de Janeiro contra ex-assessores do senador Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ), entre eles Fabrício Queiroz.

A percepção de congressistas ouvidos pelo blog é a de que, depois de um período de calmaria, com a suspensão de investigações pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, agora, haverá um novo momento em que o "caso Queiroz" voltará aos holofotes.

Em julho, Toffoli atendeu pedido de Flávio Bolsonaro, e determinou a paralisação de todas as investigações do país baseadas em dados sigilosos de órgãos de controle como o Coaf obtidos sem autorização da justiça.

Porém, no mês passado o Supremo decidiu permitir o compartilhamento de dados e no início de dezembro fixou as regras para que isso aconteça. A decisão de Toffoli foi derrubada e as investigações puderam ser retomadas.

Nas palavras dos congressistas ouvidos, no período em que vigorou a suspensão, houve um represamento das investigações do "caso Queiroz".

Além disso, todo a estratégia da defesa estava centrada na possibilidade de o STF impedir o compartilhamento de dados detalhados, o que poderia anular a investigação.

Como a decisão do tribunal foi na direção oposta, essa linha de defesa perde força e terá que ser revista. Para aliados, isso vai trazer desgaste político deixando os Bolsonaro na defensiva.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia