Cuiabá, 25 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2021, 10:12 - A | A

04 de Janeiro de 2021, 10h:12 - A | A

VOLTA AO MUNDO / SUCESSÃO DE MAIA

PT quer compromisso de CPIs e convocação de ministros de Bolsonaro para apoiar Baleia

Andréia Sadi
G1



Os partidos de oposição têm levado nos últimos dias ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) alguns pontos como parte de uma negociação para fechar o apoio ao deputado como candidato à presidência da Câmara.

Entre os pontos, a garantia de que CPIs e convocações de ministros do presidente Bolsonaro não sejam engavetadas pela presidência da Câmara. Nesta tarde, o PT vai se reunir para bater o martelo sobre o apoio a Baleia Rossi.

O líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães, disse ao blog nesta segunda-feira (4) que o PT tem “maioria na bancada” para apoiar. “Não queremos que ele pense como a gente. Queremos que ele garanta os instrumentos que asseguram a Constituição estejam em funcionamento, como CPIs e convocações”, disse.

Entre os exemplos citados por Guimarães, a CPI da Lava Jato e também a convocação do ministro Augusto Heleno, chefe do gabinete de Segurança Institucional, para explicar o suposto uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na defesa de Flavio Bolsonaro (Republicanos).

Segundo o blog apurou com fontes próximas a Baleia Rossi, a oposição não cita pedido específico a respeito de uma ou outra CPI, por exemplo. Ao falar da Lava Jato ou de um eventual pedido impeachment contra Bolsonaro, mira o discurso para sua base.

No entanto, o grupo de Rossi confirma que o deputado tem repetido a parlamentares de oposição que se houver crime de responsabilidade e objeto para ser investigado em CPI, não vai segurar: vai instalar comissões e dar andamento a processos dentro da Constituição.

O Palácio do Planalto observa a movimentação dos partidos de esquerda e conta com dissidentes em favor de Artur Lira (PP) - seu candidato - para garantir maioria na eleição do dia 2 de fevereiro.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia