Cuiabá, 27 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 06 de Julho de 2020, 09:34 - A | A

06 de Julho de 2020, 09h:34 - A | A

CIDADES / OCUPAÇÃO DE 97,1%

Apenas 7 leitos de UTI estão disponíveis em Mato Grosso para a Covid-19

Euziany Teodoro
Única News



Do total de 240 leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19, apenas 7 deles ainda estão disponíveis para pacientes graves da doença em Mato Grosso. A taxa de ocupação desses leitos está em seu pior nível desde o início da pandemia, em 97,1%.

Os dados são do boletim epidemiológico nº 119, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado neste domingo (5).

De acordo com o boletim, 233 pessoas estão internadas em estado grave nos leitos de UTI, enquanto 337 estão internados em estágios leves da doença, em leitos de enfermaria, que estão 49,5% ocupados.

Ocorre que Mato Grosso se preparou para atender as pessoas com sintomas mais leves da doença, disponibilizando 681 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes diagnosticados.

No entanto, as pessoas só estão procurando os hospitais quando seu estado já se agravou e os sintomas mais fortes já chegaram, como febre alta e dificuldades para respirar. Alias, foi esta a recomendação do Ministério da Saúde brasileiro no início da pandemia: ir ao hospital apenas quando já estivessem realmente se sentindo mal.

Em entrevista anterior, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, confirmou que isso foi um erro e acelerou o colapso na rede de saúde de todo o país.

“O Brasil se equivocou no início. Digo isso porque a orientação inicial era que não procurasse a unidade hospitalar com sintomas leves, só quando estivesse com extremo desconforto respiratório. O Brasil errou ao longo desses três, quatro meses de pandemia. Se percebeu que essa recomendação não era a correta e que algumas experiências até aqui, apontam que o tratamento precoce, logo no início dos primeiros sintomas, contribui muito para o tratamento da doença”, disse ele, no dia 24 de junho.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico desse domingo, 21.081 casos foram confirmados em Mato Grosso. Destes, 8.534 se recuperaram e 821 pessoas morreram. No período de 24 horas, foram 35 óbitos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia