Gabriel Rodrigues
Única News
O assentamento Capão das Antas (40 km de Várzea Grande) recebeu na manhã desta quarta-feira (8) uma oficina de Agroecologia e Produção de Defensivos Orgânicos organizada pela Prefeitura VG, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS).
Uma equipe composta por sete servidores - engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas - desenvolveu a atividade com um grupo de estudantes.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, a ação segue a premissa da gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB), que visa desenvolver a economia local de forma sustentável.
“É mais um serviço que a Secretaria está proporcionando para os nossos pequenos produtores familiares. A ideia é levar orientações, através de assistência técnica, para que eles possam utilizar os produtos ecologicamente corretos para combater a incidência de pragas nas suas culturas”, disse ele.
Durante a oficina, o produtor rural Júnior César da Silva, valorizou a iniciativa da prefeitura de oferta cursos e assistências técnicas pelos profissionais da Prefeitura de Várzea Grande, afirmando que a oficina contribuirá de forma significativa para melhorar a produtividade.
“Eu não sei os princípios ativos de determinadas plantas, então muitas vezes a gente segue a orientação da loja, que quer vender o produto mais caro. E nós temos muitas plantas dentro da nossa propriedade que servem como repelentes naturais. É mais barato e fácil de manusear”, comentou ele.
Técnica ensinadas durante oficina
O engenheiro agrônomo James Cabral, que é doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade, explicou durante a oficina de agroecologia e produção de defensivos agrícolas, que estudos comprovam que o uso de agrotóxicos pode fazer mal à saúde, além de ser mais caro, por isso, a agroecologia vem ao encontro da realidade do pequeno produtor rural.
“Nosso interesse é fazer uma agricultura moderna, aliando renda, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Então vamos trabalhar com a agroecologia, que é uma agricultura mais adaptada aos ecossistemas agrícolas e que não usa agrotóxicos”, afirmou o agrônomo.
De forma teórica e prática, também foram apresentadas a técnica de adubação verde, a fabricação de três tipos de defensivos naturais, as caldas sulfocálcica, bordalesa e de fumo.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3