Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 08:08 - A | A

19 de Janeiro de 2021, 08h:08 - A | A

CIDADES / FERNANDO CORRÊA

Motoristas que desrespeitarem faixa exclusiva serão multados em R$ 293

Aline Almeida
Única News



A partir de quarta (20), condutores que forem flagrados desrespeitando o uso da faixa exclusiva na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, será multado. A confirmação é da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Foram três meses de orientação sobre o uso correto da faixa exclusiva. O desrespeito pode culminar em multa de R$ 293, além de ser considerado infração gravíssima com aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo pontuou que foram três meses de orientação, tempo necessário para que os condutores se adaptassem à alteração promovida na via. Para evitar a aplicação de multa, o fluxo dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao fim da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.   “Fizemos uma grande divulgação, com matérias no site da Prefeitura e também na imprensa, vários ônibus circulam com a mídia da campanha, também instalamos faixas aéreas ao longo da via com as orientações. Agora, aquele que receber a notificação, deve ficar ciente que infringiu uma regra de trânsito”, explica Antenor Figueiredo.

Conforme o secretário, a criação de mais uma faixa fortalece o transporte coletivo e ajuda na circulação, visto que a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora. “Disciplina o trânsito, pois acaba com aquela disputa de espaço. Melhora também a frequência e diminui o tempo de espera do usuário no ponto”, aponta o secretário Antenor.

Como funciona

Diferente daquelas já implantadas em outras avenidas, a faixa exclusiva de ônibus da Fernando Corrêa da Costa é a primeira a funcionar em um modelo que atende os horários de pico, divididos entre o turno da manhã e da tarde. Sendo assim, o horário de proibição é de segunda a sexta-feira, das 6h as 08h30 e das 16h30 às 19h. Aos sábados das 6h às 8h30. Segundo o Código de Trânsito, podem circular pelas faixas, durante os horários de restrição, os ônibus, táxis, ambulâncias, viaturas policiais e vans escolares, devidamente vistoriados pela Semob.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA). (Com Assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia