Cuiabá, 14 de Julho de 2020

CIDADES
Domingo, 24 de Maio de 2020, 18h:04

SOLIDARIEDADE

Prefeitura de Cuiabá recolhe mais 13 pessoas em situação de rua para 'Hotel Albergue'

Única News
(Com Assessoria)

Secom Cuiabá

Mais uma ação emergencial voltada à população em situação de rua, nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus na Capital, resultou no acolhimento de treze pessoas que aceitaram o convite e foram encaminhadas para o “Hotel Albergue”. A ação foi realizada nesse sábado (23) pela equipe de abordagem da Assistência Social.

Os pontos visitados foram os de maior concentração desse público, sendo eles o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária e Porto. “Esse trabalho de sensibilização é permanente. Além das abordagens, as pessoas receberam orientações sobre o novo Coronavírus, importância da higienização e do isolamento social", disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, determinaram a meta de oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. "Sabemos que muito ainda são resistentes, mas esse trabalho contínuo, aos poucos vai alcançando os resultados por nós esperados”, declarou a secretária.

Para aquelas pessoas que não aceitaram ou não entenderam a importância do isolamento social, foram distribuídos cobertores, por conta do frio, além das refeições que estão sendo distribuídas desde o mês de março para esse público.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Na oportunidade, a secretária fez questão de pontuar um fator importante e que merece ser observado. Segundo ela, muito mais que conseguir encaminhar essas pessoas para o acolhimento, é fazer com que elas permaneçam e entendam a importância do isolamento social nesse momento da pandemia. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Muitas delas saem e depois querem retornar, o que coloca em risco aqueles que permaneceram em isolamento. Por isso que estamos intensificando essas ações para reforçar essa sensibilização”, esclareceu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Com mais essa ação de acolhimento, o “Hotel Albergue” abriga cerca de 89 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. No “Hotel Albergue” estão sendo acolhidas aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro.

“Estamos trabalhando para sensibilizar o maior número de pessoas em situação de rua, a fim de oferecer maior dignidade, saúde e segurança para essas pessoas. Esse trabalho já faz parte da rotina da Secretaria, mas nesse momento de crise está sendo intensificado com essas ações emergenciais. Além disso, quero deixar o meu agradecimento a equipe, que não tem medido esforços para executar esse trabalho, enfrentamento o medo e todas as dificuldades”, concluiu a secretária.

CRAS JARDIM ARAÇÁ- Além da ação emergencial de abordagem aos moradores em situação de rua, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Jardim Araçá também fez a distribuição de cobertores para os moradores dos bairros de abrangência da Unidade.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE