Thays Amorim
Única News
Dos 14 óbitos registrados na última terça-feira (18) por Covid-19 em Mato Grosso, pelo menos 12 pessoas não estavam com o esquema vacinal completo. Três pessoas estavam aptas para se vacinarem - uma criança de 6 anos, uma mulher de 47 e um homem de 30 - entretanto, morreram sem tomar nenhuma dose.
No caso da menor de 6 anos, que morava em Cáceres, a vacinação para o público infantil foi disponibilizada no município na quarta-feira (19), dia seguinte à morte da menina.
Além deles, outros dois idosos, de 67 e 79 anos, também morreram por complicações da doença sem qualquer dose da vacina. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Especialistas apontam ainda para a importância de manter o esquema vacinal completo para evitar as mortes por Covid-19. Na terça-feira, outras sete pessoas que morreram com a doença no Estado estavam com o esquema vacinal incompleto.
“Precisamos da conscientização das pessoas para entenderem que só se vacinando vamos mitigar a circulação do vírus e, dessa maneira, reduzir ainda mais o número de internações e mortes em decorrência da doença", afirma o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo, reforçando que a vacinação completa resulta na proteção aos casos mais graves da doença.
Desde o início da pandemia, Mato Grosso registra 14.158 óbitos por Covid-19. Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (19), a taxa de ocupação de leitos hospitalares é de 69,31% para UTIs adulto e 30% para enfermaria adulto.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!