Keka Werneck
Única News
Boletim epidemiológico da Covid-19 em Mato Grosso aponta que zerou a fila de espera por leito de UTI. A fila chegou a ter algo em torno de 200 pacientes em estado grave, com dificuldades respiratórias e outras complicações da doença.
Conforme apurou o Única News junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES), o que está ocorrendo é uma tendência de queda na procura por leitos intensivos e foi possível remanejar os pacientes, acomodando todos eles. Não foi preciso transferir para outros Estados.
Até esta quarta-feira (21), ainda havia 24 pessoas na fila de espera, mas nesta quinta não havia mais ninguém esperando.
A SES ressalta que não dá para garantir que a indesejada fila não vá novamente crescer, porque a pandemia tem se mostrado resistente e os números oscilam, inclusive os de óbito. Ressalta ainda que não dá para comemorar o fato, já que a taxa de ocupação de leitos de UTI da Covid ainda é de 93%, de um total de 615 leitos, isso quer dizer que há, neste momento, mais de 600 pessoas lutando pela vida, em estado grave. Parte destes, precisam de intubação, traqueostomia e outros recursos para respirar.
O governo pede respeito às regras de combate à pandemia, isolamento social sempre que possível, além do uso de máscara e álcool em gel. Avisa que se trata de uma doença perigosa e o próprio secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, está afastado, com pneumonia considerada complicação da Covid. Ele foi reinfectado e na segunda ocorrência correu sérios riscos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!