Aline Almeida
Única News
O Ministro da Justiça e Segurança Pública Tercio Issami Tokano autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública, na Terra Indígena Enawenê-Nawê, situada no Município de Juína (549 km de Cuiabá). A extensão do prazo foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 1º de março. A medida vale até 30 de abril
Resolve prorrogar permanência “em apoio à Fundação Nacional do Índio, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”, pondera o ministro.
Tercio enfatiza que a operação terá o apoio logístico e deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“O prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, se necessário”, complementa o ministro.
Um estudo da Unicamp divulgado no ano passado considerou a terra indígena uma das mais vulneráveis para a covid-19. Na época os pesquisadores apontaram que em todo país havia 81 mil indígenas em vulnerabilidade.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!