Aline Almeida
Única News
Mato Grosso está entre os Estados que menos vacinou contra a covid-19. Vacinômetro do Ministério da Saúde aponta que, desde o início da aplicação nos grupos prioritários, foram pouco mais de 43 mil doses. Considerando a população geral, pouco mais de 1% dos mais de 3,2 milhões de habitantes do Estado foram imunizados.
O painel de vacinação confirma que foram 43.185 doses aplicadas. Destas, 39.909 são de trabalhadores da saúde, mais de 4,1 mil em índigenas e pouco mais de 900 em idosos institucionalizados, que vivem em abrigos. A maior faixa etária entre os imunizados são de pessoas entre 35 a 39 anos, 6,9 mil dos vacinados.
O painel de vacinação revela ainda que Cuiabá lançou junto ao Ministério da Saúde a vacinação de 14.865 pessoas. Rondonópolis alcançou a imunização de 3.744. Em seguida, a cidade de Várzea Grande apresenta o número de 1.916 vacinados.
Vacina lenta
Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo foi convocado para explicar, junto à Assembleia Legislativa a baixa imunização. A convocação foi feita pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Figueiredo deve comparecer ao plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça (9), a partir das 9 horas. Um dos pontos a ser questionado por Lúdio é a demora para vacinar os grupos prioritários, mais de duas semanas depois da chegada das vacinas a Mato Grosso.
Outra explicação cobrada é quanto ao quantitativo de vacinas disponibilizado. O deputado Ulysses Moraes (PSL) acusa o governo de sumir com mais de 30 mil doses da vacina contra o novo Coronavírus. Moraes foi às redes sociais denunciar que as doses da vacina desapareceram e que não constam nos documentos oficias do Estado. O Governo por sua vez classifica a atitude do deputado como "Fake News".
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!