Thays Amorim
Única News
A prefeitura de Lucas do Rio Verde (a 353 km de Cuiabá) protocolou uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPMT) sobre três pessoas, que não tiveram a identidade revelada. Elas tomaram por conta própria, mais de uma vez, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas já haviam tomado o imunizante em outros locais antes de serem vacinadas no município.
Após a finalização dos lançamentos da vacinação no sistema do Ministério da Saúde, foram detectados três casos de munícipes que haviam tomado uma primeira dose em outras cidades da região e da Capital mato-grossense, e que compareceram em Lucas do Rio Verde para tomarem a dose de acordo com a faixa etária.
O sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil inteiro. Apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado de forma nacional, o que torna possível o descobrimento de “manobras” e duplicações do recebimento de doses na vacinação no município.
"Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outro município já constam nesse cadastro de pessoas imunizadas e não deveria receber a primeira dose novamente em Lucas do Rio Verde", declarou a prefeitura, em nota.
Os nomes dos munícipes serão encaminhados ao Ministério Público que, após investigação, poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.
A prefeitura destacou ainda o risco em misturar as doses de vacinas diferentes, além furar a fila e tomar o lugar de outra pessoa.
"Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação", pontuou, ressaltando para que a população não escolha a marca da vacina.
(Com informações da assessoria)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!